Jardim e Paisagismo

Crie um ambiente intimista com esses 5 tipos de trepadeiras de jardim

Escrito por quintadellarte

Durante a criação de uma área externa, precisamos considerar vários elementos importantes e que vão além da funcionalidade do local — a aparência um deles. Para garantir um espaço acolhedor e visualmente agradável, você precisará escolher a dedo as flores e plantas que serão usadas. De todas, as trepadeiras de jardim são as que mais fazem sucesso entre o público.

Acessíveis, delicadas e de fácil manutenção, elas conseguem garantir uma boa sintonia entre a natureza e a residência, além de tornar o ambiente mais leve e intimista. O efeito pode ser ainda melhor caso os moradores decidam criar cantos especiais e reservados, exatamente como aqueles localizados abaixo de pergolados ou arcos decorados.

Após decidir apostar na ideia, vale conhecer as principais opções que cumprem essa proposta. Já adiantamos: no mercado, existem diferentes opções, e caberá a você eleger as trepadeiras de jardim que melhor conversem com a sua casa. Continue a leitura e confira quais são elas!

1. Primavera

A primeira trepadeira de jardim é a primavera, ou “buganvília”. Essa espécie costuma florescer entre o período que vai de dezembro até setembro, além de apresentar boa resistência ao frio e regiões de grande altitude.

Para que esse tipo de planta se desenvolva de maneira saudável, o ideal é plantá-la em um lugar com intensa iluminação e, sempre que possível, realizar podas de manutenção, favorecendo a renovação das suas folhas e novos florescimentos.

2. Ipomeia

A ipomeia é muito popular entre os profissionais de jardinagem e apaixonados por paisagismo. O motivo? Essa espécie é excelente para quem deseja decorar e cobrir completamente os seus pergolados, cercas ou grades de elevada altura.

Em geral, o seu florescimento acontece entre a primavera e o outono. O seu visual apresenta detalhes inicialmente delicados, mas, com o passar do tempo, começa a mostrar características rústicas e bem resistentes.

Cuidar da ipomeia é simples. Você precisará instalá-la em um local de sol pleno ou que, no mínimo, conte com meia-sombra. Ela também necessita de regas frequentes e deve ser podada sempre após o desabrochar das suas flores.

3. Jade

A jade é uma planta largamente indicada para quem preza por um jardim belo. Isso acontece, por conta das suas folhagens, que têm um tom de verde vibrante. As flores também não ficam para trás e, uma vez desabrochadas, contam com tonalidades alaranjadas ou de vermelho intenso.

Por se tratar de uma espécie abundante, é ótima para proporcionar sombra no espaço, sobretudo se tratando de jardins ou quintais menores. O único cuidado, no entanto, é evitar plantá-la em locais de baixas temperaturas, uma vez que ela não resiste bem ao frio.

4. Alamanda

A alamanda é mais uma das diferentes trepadeiras de jardim que você precisa conhecer. Com a capacidade de alcançar grandes estruturas, essa espécie floresce durante o ano inteiro e se desenvolve melhor em áreas que apresentam temperaturas elevadas.

No entanto, o seu desempenho precisa ser acompanhado com atenção desde o início, especialmente, por se tratar de uma planta tóxica e que deve ser mantida longe de animais domésticos ou crianças. Na hora da manutenção, faça regas de forma regular e procure deixá-la em uma área com bastante iluminação solar. Não tem erro!

5. Jasmim-estrela

A jasmim-estrela é bastante conhecida. Com folhas escuras e flores brancas, ela consegue cobrir estruturas de maneira completa, desde que haja bastante sol e a sua manutenção seja frequente. Para crescer e se desenvolver, ainda é preciso de um bom e largo suporte, exatamente como acontece com os arcos e pérgolas.

Diferente de muitas opções, essa se adapta bem em qualquer estação do ano e, como bônus, pode exalar um perfume marcante e excelente para fazer com que o ambiente fique bem convidativo.

Como vimos, não faltam opções para quem deseja incluir as trepadeiras no jardim. E para garantir um resultado ainda mais interessante, tente usá-las de maneiras diversificadas e que não se limitem às paredes. Esse é o caso dos pergolados, dos arcos ou escadarias charmosas.

Gostou do post e quer se aprofundar no assunto? Veja também 4 ideias de fontes para a sua área externa!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This