Dicas de Decoração

Aprenda a escolher estátuas de qualidade para compor ambientes

Escrito por quintadellarte

Sinônimo de sofisticação, as estátuas são capazes de dar um toque de personalidade a qualquer ambiente. Do jardim ao quarto principal, essas peças são ideais para quem não abre mão de uma decoração clássica e luxuosa. 

No entanto, adquirir estátuas de qualidade pode parecer um desafio para muitas pessoas — afinal, o que não faltam são opções de modelos e materiais disponíveis no mercado.

Pensando nisso, separamos aqui alguns itens essenciais que você deve avaliar no momento da compra. Vamos conferir?

Tenha atenção especial ao material da estátua

Atualmente, existem estátuas fabricadas com os mais diversos tipos de materiais, como mármore, pedra, ferro, cobre e bronze. Antes de adquirir o produto, portanto, é necessário ficar atento a esses detalhes.

Se você tem crianças em casa, por exemplo, pode não ser interessante comprar uma escultura leve feita com um material fácil de quebrar. Nesse caso, o ferro fundido, por ser bastante resistente à quebra, é uma boa opção. 

Procure saber como é feita a manutenção da escultura

A forma como é feita a manutenção das estátuas é outro ponto que deve ser levado em consideração no momento da compra. Procure saber qual é a periodicidade de limpeza e quais são os materiais utilizados durante a higienização. 

Uma escultura de mármore, por exemplo, é uma boa opção para quem quer praticidade, já que a limpeza requer apenas um sabão neutro, uma escova e uma toalha. O ferro, por sua vez, necessita de alguns cuidados especiais. Para que a escultura fique sempre bonita e conservada, é interessante passar lixas e lubrificantes com certa periodicidade. 

Caso vá adquirir os seus produtos em uma loja online, mande um e-mail para a empresa responsável perguntando como é feita a manutenção dos objetos.

Escolha estátuas que tenham a ver com a decoração 

Para que a sua compra seja realmente satisfatória, não é só o material da estátua que deve ser levado em consideração. O design, a cor e a imagem retratada também deve estar em harmonia com o restante da decoração da casa.

Um ambiente clássico, por exemplo, é ideal para receber esculturas sacras ou candelabros. Já as imagens de animais — como cabeças de cavalo — são excelentes para compor a decoração de ambientes rústicos. 

A cor também deve ser levada em consideração. Além de estar em harmonia com o restante dos móveis e objetos, ela deverá compor o clima do ambiente. Isso acontece porque cada tom é capaz de transmitir uma sensação aos habitantes de uma casa.

O branco, por exemplo, inspira tranquilidade e paz, sendo a escolha ideal para ambientes onde relaxamos e recebemos os amigos. Já o violeta é conhecida por estimular a concentração, sendo ótima opção para o home-office, por exemplo.  

Por isso, antes de escolher a cor da sua estátua, leve em consideração o clima que você quer criar no local. Apenas tome o cuidado de não pesar demais a decoração. Lembre-se que o ideal é mesclar cores sóbrias com tons mais quentes.

Gostou das nossas dicas para escolher estátuas de qualidade? Então aproveite para seguir nosso perfil no Facebook, Twitter e Youtube e ficar por dentro de outras novidades sobre o universo da decoração!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This