Boa parte da população não imagina, mas o trabalho de um arquiteto vai muito além de uma simples reforma ou da decoração de ambientes. Isso porque o profissional dessa área é responsável não somente por pensar na parte estética de um projeto, mas também na funcionalidade do cômodo e em mecanismos para deixar o local o mais agradável possível.
Seguindo esse pensamento, há o conceito de planta humanizada. Você já ouviu falar sobre ele? Esse estilo de projeto tem o objetivo de compreender a fundo as necessidades do cliente, apresentando um resultado mais amigável e de fácil entendimento.
Se interessou pelo assunto? Então, acompanhe o nosso post especial e descubra o que é, quais as vantagens e como desenvolver uma planta humanizada!
Antes mesmo de entender como aplicar o conceito nos seus projetos de interiores, que tal saber um pouco mais sobre o que é uma planta humanizada? Também conhecido como humanização de desenhos, esse estilo é, atualmente, um dos mais utilizados pelos profissionais da área.
Basicamente, a planta humanizada é um recurso para que o cliente entenda melhor a planta baixa. Como isso pode ser feito? Após a criação do projeto, o arquiteto utiliza algumas ferramentas que são capazes de enriquecer a apresentação, adicionando mais cor, textura, iluminação, mobília e outros detalhes ao material.
Dessa maneira, o cliente tem mais facilidade de entender a representação do espaço e as modificações propostas pelo arquiteto. Com essa junção de elementos, ele terá uma percepção muito maior de como ficará o espaço. Interessante, não é?
Os benefícios de investir nesse estilo de projeto são muitos. Dentre os principais, estão:
melhor interpretação do cliente no que diz respeito ao tamanho dos cômodos, materiais que serão utilizados e disposição dos objetos;
permite que o projeto fique mais fiel à realidade;
aumenta o interesse do cliente na proposta oferecida pelo profissional;
pode ser aplicado em qualquer projeto de interiores.
Quer saber como apostar nesse modelo de projeto e deixar o seu trabalho ainda mais caprichado? Para isso, separamos algumas etapas importantes e que ajudarão você nessa tarefa. Veja abaixo:
use elementos diferenciados para impressionar o seu cliente;
garanta que os blocos utilizados estejam na escala adequada;
priorize os blocos mais ricos em detalhes para que a planta fique bem próxima da realidade e o cliente se interesse pelo projeto;
escolha o software com o qual tenha mais facilidade de trabalhar e se especialize em seu uso. Quanto mais conhecer o programa, melhor ficará a sua planta.
Atualmente, os profissionais da área podem contar com uma grande variedade de programas para desenvolver uma planta humanizada. Dentre as ferramentas mais utilizadas, podemos destacar:
Criado em 1989, o Corel Draw é um programa exclusivo de desenho vetorial em 2D para ilustrações gráficas.
Com ele, é possível desenvolver desenhos e ilustrações, além de editar textos e fotos. Na arquitetura, é um dos softwares mais utilizados para a criação de plantas baixas e humanizadas.
Criado em 1982, esse programa é exclusivo para a elaboração de desenhos de cunho técnico em 2D e 3D.
Além disso, a ferramenta conta com uma versão especial para arquitetos, o AutoCAD Architecture. Nele, você encontrará funções ideais para projetos e desenhos da área, como cortes e elevações, dimensionamento de paredes, dentre outros.
Lançado em 2000, o SketchUp é um software indicado unicamente para a criação de modelos em 3D.
Nessa ferramenta, o profissional encontrará mecanismos intuitivos para elaborar projetos de arquitetura ricos em detalhes, que vão desde a pintura das paredes até a alteração de medidas e volumes. Além disso, o programa oferece uma incrível biblioteca online, onde diversos fornecedores disponibilizam os seus materiais gratuitamente.
E então, gostou de entender mais sobre as planta humanizada? Acha que essa ideia pode ser benéfica para o seu trabalho? Deixe o seu comentário no post e compartilhe a sua opinião!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…