A jardinagem é considerada por muitos uma verdadeira terapia. Além de deixar sua casa ainda mais linda e aconchegante, um jardim faz com que você crie um bom hobby e passe seu tempo se dedicando a algo que realmente gera resultados: se você cuidar dele, com certeza verá belas flores nascendo e o verde vívido como nunca.
Porém, a jardinagem também tem alguns segredos: o uso correto do substrato, por exemplo, pode fazer com que você tenha seu cantinho ainda mais bem cuidado, e seu uso é bem simples!
Você sabe o que é substrato para jardim? Quer entender para que ele serve e quais são os tipos existentes? Continue nos acompanhando e tire as suas dúvidas!
O substrato, de maneira simples, é uma mistura de terra vegetal com terra comum. Além disso, dependendo do que você deseja plantar, podem ser adicionadas algumas substâncias necessárias para a composição.
Ele é muito usado para o replantio. Se você ganhar uma flor em um vaso, por exemplo, desejará colocá-la em seu jardim, certo? É possível fazer isso usando o substrato como um “suporte” ideal para receber aquela espécie.
Essa é uma boa escolha para seu cultivo por tratar-se de um método bem específico para a nutrição dos tipos de plantas, flores e árvores que você possui.
O substrato para jardim tem uma série de funcionalidades. Dentre elas, podemos citar as mais relevantes:
Existem quatro tipos principais de substrato para jardim, e você não precisa se preocupar em entender sobre todos os existentes, já que nem todos são realmente importantes para um simples jardim cultivado dentro de casa.
Veja a seguir, de maneira simplificada, quais são os básicos:
O substrato para jardim arenoso é de composição bem simples. Basta misturar uma parte de terra comum, uma de terra vegetal e outras duas de areia comum.
Já o substrato argiloso é composto de duas partes de terra comum e duas partes de terra vegetal. Além disso, é também adicionada uma parte de areia de construção (especificamente!), que deve ser fina, média ou grossa — não importa. Só não se esqueça de que ela deve estar devidamente higienizada para não prejudicar suas plantinhas.
O substrato rico em matéria orgânica é feito a partir da mistura de uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal e outra de algum composto natural, como o húmus. Ele também é chamado de “terra pronta” e pode ser encontrado para venda.
Apesar do nome, o substrato arenoargiloso não é formado pelos substratos feitos de areia comum e areia de construção. Na verdade, a mistura surge por meio da junção dos substratos arenosos e de matéria orgânica: uma parte de terra comum, uma de terra vegetal, uma de composto orgânico e outra de areia comum.
Lembre-se de que a terra vegetal da qual falamos é a mistura da terra comum com outro composto orgânico. A terra comum é a que encontramos em nosso jardim, natural, do solo.
Se existem tipos diferentes de substrato, cada um deles possui também uma função específica. Então, para nutrir todas as suas plantas da maneira como elas necessitam, veja:
Agora que você já sabe como usar o substrato no seu jardim, aproveite para deixá-lo ainda mais bonito com itens decorativos, como chafarizes, estátuas, vasos e imagens!
Gostou de saber mais sobre o substrato para jardim? Então siga a gente nas redes sociais — Facebook, Google+, Instagram, Twitter e Youtube — e continue recebendo novidades!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…