Datas comemorativas

Tudo o que você precisa saber sobre substrato para cuidar do seu jardim

Escrito por quintadellarte

A jardinagem é considerada por muitos uma verdadeira terapia. Além de deixar sua casa ainda mais linda e aconchegante, um jardim faz com que você crie um bom hobby e passe seu tempo se dedicando a algo que realmente gera resultados: se você cuidar dele, com certeza verá belas flores nascendo e o verde vívido como nunca. 

Porém, a jardinagem também tem alguns segredos: o uso correto do substrato, por exemplo, pode fazer com que você tenha seu cantinho ainda mais bem cuidado, e seu uso é bem simples! 

Você sabe o que é substrato para jardim? Quer entender para que ele serve e quais são os tipos existentes? Continue nos acompanhando e tire as suas dúvidas! 

O que é substrato para jardim?

O substrato, de maneira simples, é uma mistura de terra vegetal com terra comum. Além disso, dependendo do que você deseja plantar, podem ser adicionadas algumas substâncias necessárias para a composição. 

Ele é muito usado para o replantio. Se você ganhar uma flor em um vaso, por exemplo, desejará colocá-la em seu jardim, certo? É possível fazer isso usando o substrato como um “suporte” ideal para receber aquela espécie. 

Essa é uma boa escolha para seu cultivo por tratar-se de um método bem específico para a nutrição dos tipos de plantas, flores e árvores que você possui. 

Quais as suas funções gerais?

O substrato para jardim tem uma série de funcionalidades. Dentre elas, podemos citar as mais relevantes:

  • fornecimento dos nutrientes realmente necessários para cada espécie de planta, conforme suas singularidades; 
  • fornecimento do ambiente e das condições ideais para que cada planta consiga realizar a fotossíntese da maneira correta e de acordo com suas especificidades; 
  • reserva de água. 

Quais os seus tipos existentes? 

Existem quatro tipos principais de substrato para jardim, e você não precisa se preocupar em entender sobre todos os existentes, já que nem todos são realmente importantes para um simples jardim cultivado dentro de casa. 

Veja a seguir, de maneira simplificada, quais são os básicos:

Arenoso

O substrato para jardim arenoso é de composição bem simples. Basta misturar uma parte de terra comum, uma de terra vegetal e outras duas de areia comum. 

Argiloso

Já o substrato argiloso é composto de duas partes de terra comum e duas partes de terra vegetal. Além disso, é também adicionada uma parte de areia de construção (especificamente!), que deve ser fina, média ou grossa — não importa. Só não se esqueça de que ela deve estar devidamente higienizada para não prejudicar suas plantinhas. 

Matéria orgânica

O substrato rico em matéria orgânica é feito a partir da mistura de uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal e outra de algum composto natural, como o húmus. Ele também é chamado de “terra pronta” e pode ser encontrado para venda. 

Arenoargiloso

Apesar do nome, o substrato arenoargiloso não é formado pelos substratos feitos de areia comum e areia de construção. Na verdade, a mistura surge por meio da junção dos substratos arenosos e de matéria orgânica: uma parte de terra comum, uma de terra vegetal, uma de composto orgânico e outra de areia comum. 

Lembre-se de que a terra vegetal da qual falamos é a mistura da terra comum com outro composto orgânico. A terra comum é a que encontramos em nosso jardim, natural, do solo. 

Para que serve cada tipo de substrato para jardim?

Se existem tipos diferentes de substrato, cada um deles possui também uma função específica. Então, para nutrir todas as suas plantas da maneira como elas necessitam, veja: 

  • arenoso: ideal para espécies que precisam de um solo drenável, já que a água acumulada pode apodrecer suas raízes; 
  • argiloso: usado em plantas que necessitam de menos retenção de água e suporte mais ou menos compacto; 
  • matéria orgânica: usado em espécies que demandam maior nutrição;
  • arenoargiloso: é bom para o mesmo tipo de plantas que o argiloso. 

Agora que você já sabe como usar o substrato no seu jardim, aproveite para deixá-lo ainda mais bonito com itens decorativos, como chafarizes, estátuas, vasos e imagens

Gostou de saber mais sobre o substrato para jardim? Então siga a gente nas redes sociais — Facebook, Google+, InstagramTwitter e Youtube — e continue recebendo novidades! 

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This