Você adora decoração e, vez ou outra, gosta de repaginar o seu lar? Então, esse é um ótimo momento para conferir as características da arquitetura barroca e como os detalhes dessa escola podem ser notados na composição de um ambiente. Originário da Itália, esse movimento se estabeleceu entre os séculos XVI e XVIII, trazendo ornamentos rebuscados e pautados pelo uso de itens que remetiam ao cristianismo e à religiosidade.
Posteriormente, a proposta teve grande relevância no conceito de urbanismo europeu, especialmente no fim da famosa Era Medieval. Felizmente, ainda hoje é possível conferir alguns elementos provenientes dessa época e que fazem parte do visual de nossos ambientes, sejam eles internos ou externos. Para descobrir quais são eles e entender mais sobre essa manifestação arquitetônica — e artística —, continue no post e fique por dentro!
Ousado e inovador, o barroco surgiu para quebrar todas as escolas artísticas vigentes e propor um conceito novo, repleto de proporções diferenciadas e muitos ornamentos. Esse efeito aconteceu devido à exaltação da Igreja Católica presente nas obras. Para retratar a grandiosidade religiosa da época, os artistas utilizavam uma decoração extravagante, que unia toques de riqueza e poder.
Também existiam muitos elementos em formatos ovais, com irregularidades e que carregavam a ideia de centralização. Ou seja, foi uma tendência que aconteceu na contramão da simetria e da racionalidade, presentes desde o classicismo.
Entre as principais características da arquitetura barroca, não podemos deixar de citar a forte presença da Igreja Católica. Naquele período, os artistas estavam empenhados em retirar a figura humana do “centro”, para então evidenciar Deus.
Sem dúvida, esse foi um movimento responsável por valorizar as sensações e as emoções, reafirmando o status da poderosa Santa Sé. Consequentemente, não era somente a grandiosidade que pautava as obras do período — mas sim a presença de objetos que remetessem diretamente ao universo religioso. Um deles foi a cruz grega, que servia para identificar o cristianismo e revelar a fé em qualquer ambiente.
Nos espaços atuais, esses detalhes ainda podem ser notados: basta incluir um ou outro adorno em formato de cruz. O uso de imagens sacras é bem-vindo, já que elas ficam ótimas quando coordenadas com produções nas salas de estar, no hall de entrada ou no jardim.
Ainda reforçando a ideia de movimento, as fachadas das construções podem aparecer em formas convexas ou côncavas. A primeira diz respeito às curvas direcionadas para dentro — já a segunda consiste em ondulações arredondadas e localizadas para fora. As duas estão fortemente presentes nos projetos barrocos, ao lado de demais detalhes arquitetônicos. Alguns deles são:
Viu só? Ao conhecer as características da arquitetura barroca, ficará mais fácil não somente identificar um ambiente com esse estilo, como também levar alguns elementos para o seu lar e torná-lo ainda mais sofisticado e personalizado. Caso queira colocar esse projeto em ação, considere contar sempre com o apoio de empresas de decoração especializadas em arte. Assim, haverá mais segurança para que os resultados sejam satisfatórios e fiéis ao movimento artístico.
Agora, se você curtiu o nosso post exclusivo e quer continuar conferindo outros materiais ricos como este, aproveite para curtir a página da Quinta Dell’Arte no Facebook e conferir as novidades em primeira mão. Vemos você por lá!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…