Quando o assunto é ornamentação da área externa da casa, uma das primeiras coisas que surgem na cabeça são as fontes decorativas para jardim.
Afinal, decorar jardins com fontes de água sempre foi uma alternativa clássica e que continua proporcionando beleza, tranquilidade e frescor para esses ambientes. Pensar nas fontes é algo quase que intuitivo, visto que as águas complementam com perfeição o cenário natural das plantas e flores.
Contudo, os benefícios de se fazer bom uso de fontes decorativas ultrapassam a esfera da estética e da paz. Na verdade, jardins planejados com fontes de água são verdadeiros oásis, garantindo uma experiência sensorial de relaxamento e equilíbrio.
Os benefícios abrangem todos os aspectos da vida: mental, físico e até espiritual. Sim, espiritual, já que segundo o Feng Shui, acredita-se que as fontes de água absorvem as energias negativas e atraem as positivas.
E aí, você já tinha parado para pensar em todas as vantagens de investir em uma fonte decorativa para o seu jardim? Continue a leitura e aprenda como fazer bom uso delas!
As fontes são elementos de decoração que não passarão despercebidos no seu jardim e, por esse motivo, o projeto deve considerá-las como o principal foco de atenção da área externa.
Sendo assim, eleja uma área de destaque para colocar a fonte de água e depois que a sua posição for determinada, passe a considerar os demais elementos da decoração.
O mercado está cheio de opções e modelos de fontes. Veja, a seguir, os principais.
São fontes de água com design e material mais rebuscado. Geralmente é feito em alguma pedra nobre, como o mármore.
As fontes decorativas fixadas na parede ocupam menos espaço e, por isso, são excelentes opções para garantir uma aura de sofisticação e requinte para ambientes menores.
As fontes de água em cascata, por outro lado, costumam ser maiores e mais exuberantes, sendo ideais para ambientes amplos. Por serem um pouco maiores, o barulho da queda d’água tende a ser mais evidente.
As fontes de água com estátuas costumam evocar uma certa simbologia, de acordo com o estilo que apresentam. Existem muitas possibilidades de imagens e símbolos para fontes — podem ser desde budas, passando por sereias e leões.
Diversos aspectos devem ser considerados na hora de escolher a sua fonte decorativa. A seguir, separamos alguns deles.
É bom ter em mente que, por estarem expostas o tempo inteiro às alterações do clima, o material da fonte precisa ser resistente e durável. As fontes podem ser de mármore, ferro fundido, pedra rústica, poliresina etc.
O estilo e o material da fonte devem acompanhar a proposta decorativa do jardim, de modo que ela possa se encaixar perfeitamente no ambiente. Existem fontes para todos os gostos e estilos, basta escolher a sua.
é fundamental medir o espaço e, a partir daí, iniciar a busca por uma fonte decorativa que se ajuste ao local. Sendo assim, decidir o tamanho da fonte é uma medida extremamente importante, pois se ela for muito pequena, não vai ornamentar o espaço de maneira adequada. Por outro lado, se for muito grande, poderá até mesmo atrapalhar a locomoção no ambiente.
Vale ressaltar, ainda, que existem as fontes menores, ideais para ambientes internos. É sempre possível ter uma fonte decorativa em sua residência, basta escolher aquela que mais combina com o seu estilo e com as dimensões do local.
Gostou de saber mais sobre como fazer bom uso das fontes decorativas no seu jardim? Então entre em contato com a Quinta Dell’Arte e escolha uma fonte para chamar de sua!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…