Ao buscar inspiração em paisagismo, vale a pena conferir o estilo de profissionais reconhecidos neste ramo, não é verdade?
Sejam nomes que já entraram para a história ou os que estão em plena atividade, o ideal é sempre estar atento ao trabalho dos melhores profissionais e até mesmo seguir alguns deles nas redes sociais, quando possível.
Neste artigo, você saberá um pouco sobre 5 dos mais respeitados arquitetos brasileiros no ramo paisagístico para usar como referência. Confira:
Nascida em 1932, a arquiteta formada na FAU/USP foi fundadora da Associação Brasileira dos Arquitetos e Paisagistas (Abap), sendo reconhecida no Brasil e no exterior.
Rosa Kliass foi responsável pelo plano urbanístico e paisagístico da cidade de Curitiba em 1965. Mais recentemente, participou da equipe que fez a reformulação do projeto do Vale do Anhangabaú, além de ser a paisagista responsável pelo Parque da Juventude em São Paulo, local onde funcionava o antigo presídio do Carandiru.
Hanazaki assume tentar “copiar a natureza” em seus trabalhos de paisagismo e acredita que os jardins não são apenas espaços fora das casas, mas, na verdade, sua extensão. Ele percebe esses espaços verdes como fundamentais para garantir a qualidade de vida nas cidades contemporâneas.
O arquiteto paulista foi vencedor do ASLA Professional Awards no ano de 2014, prêmio norte-americano específico para o ramo de arquitetura paisagística.
Você pode seguir Alex no Instagram através do perfil @alexhanazaki
Luiz Carlos tem mais de 35 anos de mercado e é o profissional responsável pelo projeto paisagístico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais.
O local é um complexo com vários museus e centros culturais, sendo uma referência em termos de arte contemporânea no Brasil, com esculturas e instalações de grandes artistas.
Orsini valoriza o contraste entre as diferentes espécies vegetais e já assinou mais de 100 projetos ao longo de sua carreira.
Você pode seguir o paisagista no Instagram através do perfil @luizcarlosorsini.
Renata é uma das arquitetas mais reconhecidas atualmente, principalmente por apresentar a seus clientes maquetes eletrônicas extremamente fiéis ao resultado final de seus trabalhos.
A paisagista preocupa-se em entregar jardins inovadores, sustentáveis e econômicos. Preza pela modernidade e criatividade e acredita que a natureza é capaz de trazer um pouco de paz e tranquilidade à vida das pessoas.
Você pode seguir Guastelli no Instagram através do perfil @renataguastellipaisagismo
Talvez o nome mais conhecido do paisagismo brasileiro, Burle Marx ainda é uma referência no assunto, principalmente por sua premissa de sempre utilizar-se da vegetação nativa de nosso país em seus projetos, mesmo em uma época em que predominava o estilo europeu.
Parceiro de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, o paisagista teve em Brasília uma grande oportunidade de mostrar seu trabalho, tendo projetado, por exemplo, a Praça das Fontes e o Jardim externo do Palácio da Justiça.
Sendo um dos precursores do modernismo no Brasil, Burle Marx é lembrado até hoje por sua contribuição na formação de um estilo paisagístico tipicamente brasileiro.
Bem, agora que você conheceu um pouco da vida e trabalhos de alguns arquitetos renomados e para ter inspiração em paisagismo, permaneça atento às novidades e lembre-se de assinar nossa newsletter para receber mais artigos como esse.
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…