Você sabe como preparar o solo para uma horta? Fazer esse tipo de plantação é bem simples, mas requer alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à preparação do espaço. Para criar um bom ambiente para hortaliças e legumes, a preocupação com a fertilidade da terra é uma das primeiras que você precisará ter nesse processo.
Ter um solo com uma qualidade adequada para comportar uma horta é algo que pode ser um pouco demorado, o que demandará certa paciência, mas os resultados serão satisfatórios. Neste post, daremos algumas dicas para deixar essa etapa do plantio ainda mais simples. Confira!
Antes de começar a montar a horta, seja em um jardim ou em uma jardineira, o primeiro passo — e o principal — é planejar como a área será utilizada. Será preciso pensar em questões como se ela servirá como uma plantação doméstica, comunitária ou até mesmo se terá fins comerciais. Depois disso, será preciso verificar a disponibilidade da área, dos insumos e das ferramentas disponíveis para que o trabalho possa ser realizado.
Para fazer um bom planejamento, é preciso anotar tudo o que você já tem e os itens que faltam para a produção da horta em si, como fertilizantes, sementes, mudas, regadores e qualquer outro item que seja importante para a criação do espaço. Caso tenha animais por perto, também será preciso avaliar a necessidade de cercar a área para que não a destruam.
Uma das principais dicas para quem quer preparar o solo para uma horta é escolher uma terra que seja de qualidade. Para perceber qual é a textura da matéria-prima com a qual vai trabalhar, é só pegar um punhado e apertar. Se for arenosa, tenderá a esfarelar, o que significa que será mais leve, mas também mais seco e mais pobre em nutrientes.
Caso a terra seja mais argilosa, poderá se aglomerar mais facilmente, o que indica que será mais pesado e, consequentemente, mais rica em nutrientes — mas poderá rachar facilmente em estações específicas, como no verão. Por fim, uma terra mais limosa será leve, fértil e bastante sedosa ao toque. Caberá a você saber exatamente a finalidade da horta e as plantas que farão parte dela para escolher com sabedoria.
Depois da escolha da melhor terra para a horta, é preciso adubar o solo e fazer isso periodicamente. Nessa etapa, uma boa dica é misturar um pouco do fertilizante com o solo, como forma de prepará-lo para o próximo passo — a plantação.
Sempre que possível, é bom optar por adubos orgânicos, caseiros ou até mesmo por esterco de animais. Quando for fazer a adubação, é só espalhar o fertilizante escolhido por cima da terra já mobilizada e, depois disso, revolver todo o solo para que o fertilizante possa ser absorvido por completo.
Agora, você já sabe como preparar o solo para uma horta. Ao seguir as dicas listadas acima, você será capaz de criar uma plantação da forma correta e que crescerá saudável. Só não se esqueça de que, para isso, é preciso cultivá-la com dedicação e de forma contínua.
Gostou do conteúdo deste post? Você já tem uma horta ou vai começar uma em breve? Tem alguma outra dica que acha importante compartilhar? Então, deixe um comentário e vamos conversar!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…