Provavelmente, você já se deparou com a imagem do Sagrado Coração de Jesus em algum momento da vida. Muito conhecida no catolicismo e admirada por inúmeros fiéis, ela carrega um simbolismo importante, profundo e grande sinônimo de fé.
Com o passar do tempo, o uso dessa figura se tornou tão popular que, hoje, diversas pessoas a utilizam até na composição de seus ambientes residenciais. Para se ter uma ideia, o Sagrado Coração de Jesus pode ser identificado em ilustrações de quadros ou, até mesmo, em esculturas — fazendo com que o ambiente fique espiritualizado e visualmente valorizado ao mesmo tempo.
Porém, antes de levá-la para o lar, é necessário se aprofundar em sua história e significados. Hoje, vamos te apresentar exatamente isso. Continue com a leitura e compreenda a fundo os elementos que fazem parte dessa composição tão poderosa.
Primeiramente, a imagem do Sagrado Coração de Jesus veio a público em 1673. De acordo com os fiéis e historiadores, Jesus Cristo surgiu para a Santa Margarida Maria Alacoque — uma freira pertencente à Congregação da Ordem da Visitação.
Esse acontecimento ocorreu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Posteriormente, a Santa Margarida ainda teve outras visões de Jesus Cristo. Nelas, o Senhor solicitou que a sua imagem fosse divulgada ao povo como uma mensagem de fé, amor e união.
Consequentemente, tais acontecimentos levaram a Santa a criar uma equipe de apóstolos e devotos. Em outra aparição, ela foi encarregada de solicitar ao Rei Luís XIV que consagrasse a imagem do Sagrado Coração de Jesus e, posteriormente, que ela estivesse presente nas armas do exército francês em todas as batalhas contra os inimigos da Igreja.
Segundo os relatos, Santa Margarida garantiu ao Rei que o Sagrado Coração de Jesus seria o responsável por amparar e conduzir o seu reinado até uma vitória grandiosa. O esperado era que a França conseguisse alcançar o ápice do catolicismo por meio da restauração da civilização cristã. Bem interessante, não é mesmo?
Tanto no Brasil quanto no mundo, a imagem do Sagrado Coração de Jesus é conhecida por realizar muitos milagres.
Para que ela tenha, de fato, todo esse poder, Cristo pede que os seus fiéis sejam sempre devotos e jamais ignorem o seu amor por seus filhos. Assim, existem algumas promessas feitas para quem acredita e abraça essa espiritualidade diariamente. São elas:
Após se aprofundar na história da imagem do Sagrado Coração de Jesus, que tal entender a sua simbologia? Na clássica figura, existem cinco elementos que carregam um profundo — e importante — significado espiritual. Abaixo, explicamos mais sobre eles.
Na imagem, o Sagrado Coração de Jesus é visto fora do peito, rodeado de espinhos e em chamas. Tal representação serve, basicamente, para mostrar o amor palpitante e intenso que Deus nutre por todos os seus filhos. Assim, podemos dizer que a figura nos mostra que Cristo nos ama profundamente e, por nós, daria a vida.
Em seguida, o detalhe que mais se destaca na imagem do Sagrado Coração de Jesus são as chamas. Tradicionalmente, o fogo é muito relacionado à paixão e ao amor dos apaixonados. Logo, podemos dizer que esse sentimento é vivo, atual e está sempre ardente em Cristo.
Nessa representação, o fogo ainda serve para representar o famoso Espírito Santo — que consegue aquecer o coração dos fiéis por meio de sua santa presença.
Seguindo com o significado da imagem do Sagrado Coração de Jesus, não podemos deixar de citar a cruz. Na história, esse símbolo nos remete à paixão de Jesus por cada um de nós — que foi vivida dolorosamente no calvário e na morte.
No entanto, longe desse sofrimento, a cruz também se torna um signo de vitória — principalmente porque, com ela, Cristo conseguiu derrotar os pecados e alcançar a vida eterna.
A figura do Sagrado Coração de Jesus ainda é composta por uma coroa de espinhos. De modo geral, esse detalhe serve para lembrar cada um do que Cristo passou durante a sua Paixão — quando o seu poder e realeza divina foram subestimados. Assim, os espinhos ajudam a simbolizar a indiferença dos homens perante o seu amor supremo.
Para encerrar a explicação sobre a imagem do Sagrado Coração de Jesus, destacamos também a chaga. Na figura, a ferida diz respeito a mais um sinal de sofrimento vivido por Cristo, bem como a prova de seu amor por seus filhos.
Como vimos, são muitas as razões para que o Sagrado Coração de Jesus faça parte da composição de seu lar. Ao ter uma imagem como essa em algum ambiente, você conseguirá deixá-lo mais delicado, leve e preparado para as confraternizações de amor e união. Sem dúvida, é uma peça especial e que fará toda a diferença no seu dia a dia em família.
Caso queira conhecer a fundo alguns produtos que fazem parte dessa proposta, aproveite para acessar a loja online da Quinta Dell’Arte e conferir criações belíssimas, capazes de encantar a todos os gostos. Até lá!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…