Conciliar motivos sutis com um visual luxuoso em uma decoração pode ser algo bastante desafiador. No entanto, a decoração rococó é uma boa opção para quem deseja atingir tal objetivo estilístico. Trata-se de uma estética que nunca sai de moda e pode ser adaptada a qualquer ambiente.
Neste texto, você poderá encontrar as informações necessárias para aplicar a decoração rococó no seu projeto e deixá-lo elegante e muito bonito.
Confira a seguir!
O rococó na decoração remete ao século XVIII, na França. É sinônimo de elegância, luxo, sofisticação e bom gosto. Tem caráter mais simples, mas faz toda a diferença quando se trata de construir um ambiente vistoso.
A decoração rococó pode ser facilmente aplicada, mas é necessário ter atenção aos detalhes que marcam o tema. Uma boa dica é sempre escolher os objetos centrais do recinto, como a cômoda, a cama e as cadeiras, em primeiro lugar. Com isso, você pode facilmente integrar as outras ornamentações do quarto ao tema.
A seguir, você confere as principais características da decoração rococó. Assim, você consegue diferenciar e saber exatamente de que precisa para reunir itens rococós para seu espaço!
Uma das principais características da decoração rococó são os detalhes ornamentais e as linhas curvas, sutis e delicadas. Esses traços estão presentes em praticamente qualquer objeto que seja da estética rococó. Vale dizer que a palavra vem de rocaille, que significa “concha”, em francês. Por isso, todas as curvas, as formas e as representações lembram o formato de uma concha.
Os tons pastéis leves e suaves são as principais tonalidades do estilo. Contudo, deixando a decoração rococó mais marcante, persiste a combinação de tons sutis com o metalizado do ouro, prata ou cobre. Esse efeito é a harmonização perfeita entre o suave e o luxuoso.
Na decoração rococó não pode faltar espelhos. As molduras clássicas, para seguir o padrão marcante da estética, são normalmente dourados ou de tons claros. Seu formato é com linhas curvas e cheio de ornamentos.
Os elementos são dourados ou em outro tom que remeta à riqueza. Então, em qualquer móvel ou objeto de decoração rococó, é possível encontrar os metais nobres em algum detalhe — seja em um minúsculo arabesco em uma cômoda, seja na cabeceira de uma cama detalhadamente ornamentada.
A leveza nos traços é mais uma característica que gera harmonia e frescor ao ambiente. Você pode encontrar elementos como flores e laços, que são delicados e com tons pastéis. Isso contribui para o aspecto refinado e de tranquilidade que o rococó propõe.
Por suas características simples, mas belas, e sua riqueza nos detalhes, esse estilo artístico merece atenção para quem deseja dar um toque de leveza e suavidade ao seu ambiente. Você vai deixar o ambiente, de trabalho ou na casa, com um aspecto mais vistoso e inegavelmente refinado.
Além do fato de que as cores claras e a leveza nos traços vão deixar o local mais aconchegante e tranquilo, remetendo à paz no inconsciente de quem passar ou descansar nesse lugar. Agora, você sabe as informações necessárias para aplicar a linda decoração rococó em sua casa ou projeto. Com certeza, você vai criar um maravilhoso lugar com a ajuda desse estilo artístico especialmente decorativo.
Gostou do texto e quer ficar mais bem informado sobre novidades e dicas de decoração? Então, siga as nossas redes sociais, estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram.
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…