Os chafarizes surgiram há muito tempo como estruturas de necessidade básica: fornecer água para beber e para banhos. Porém, ao longo dos séculos, eles evoluíram de itens funcionais para peças decorativas e embelezam qualquer espaço.
Se você está pensando em deixar sua casa mais bonita, continue a leitura: falaremos sobre 7 tipos de chafarizes que vão transformar o seu jardim. Confira!
Quanto ao material
Chafariz de pedra
Os tipos de chafarizes de pedra estão entre os tipos mais comuns e elegantes — isso porque fornecem um visual clássico e bonito para o jardim.
Dentre as diversas pedras empregadas, o mármore está entre as favoritas, pois possui uma boa refletividade com a água e combina bem com qualquer espaço.
Chafariz de metal
Se sua intenção é criar um espaço moderno, o chafariz de metal é o mais indicado. Utilizando cobre e aço inoxidável na maioria dos modelos, você consegue uma peça única e convidativa.
O cobre, com seus tons de madeira e terra, traz aconchego, combinando bem com o tom mais sóbrio do aço.
Chafariz de cerâmica esculpida
Para os amantes dos chafarizes com estátuas e ornamentos, esse tipo é de se apaixonar. Existem diversas opções que vão desde a elementos da natureza, religiosos e mitológicos como flores, animais, santos, anjos e fadas.
Essas cerâmicas esculpidas trazem muita personalidade, já que esses itens “interagem” com a água e criam um cenário digno de filme.
Quanto à fixação
Chafariz de chão
Esse modelo é bastante comum em jardins de grandes dimensões, já que usam como ponto de fixação o chão.
Os mais usuais são aqueles que permitem uma visualização 360º e contam com uma diversidade de estilos: chafariz de andares, vasos, cascatas e até bacias sobrepostas.
Chafariz de parede
Já o chafariz de parede é mais utilizado em jardins de pequenas dimensões, e como o próprio nome diz, usam a parede como fixação.
Existem também diversos modelos que podem usar cabeças de animais esculpidas, espelhos e até pequenas pias.
Quanto à intensidade da água
Chafariz de baixa pressão
Os tipos de chafarizes de baixa pressão são aqueles que elegantemente jogam a água em um fluxo lento e calmo.
Eles produzem um som suave e transmitem tranquilidade para o espaço. Os modelos mais utilizados combinam esse fator a elementos zen, como as flores de lótus.
Chafariz de alta pressão
Os chafarizes de alta pressão, por sua vez, são aqueles que fazem a água jorrar com uma maior intensidade e criam verdadeiras obras de arte.
Eles podem formar uma verdadeira dança entre os elementos da peça ou simplesmente usando a água e luzes de LED instaladas em pontos específicos.
O jardim é um dos espaços mais bonitos de uma casa, pois traz vida, beleza e bem-estar. Esperamos que esse texto sobre alguns tipos de chafarizes te inspirem a transformar o ambiente e trazer muito mais qualidade de vida para você e sua família!
Se gostou e quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse, curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter e inscreva-se em nosso canal no YouTube. Tem sempre uma novidade te esperando!
Ficaram lindos os jardins. Muito bem decorados.