Jardim e Paisagismo

4 tipos incríveis de jardins de inverno para se inspirar

Escrito por quintadellarte

Você tem um espaço extra em casa e quer ocupá-lo de uma forma interessante? Já pensou em investir em um jardim de inverno?

O jardim de inverno é uma excelente alternativa para levar um pouquinho da natureza para dentro de casa — afinal, ele se caracteriza por ser um espaço com plantas que não está totalmente ao ar livre.

Esse tipo de jardim pode ser cultivado tanto em espaços pequenos quanto em grandes extensões. Existem diversos estilos e, certamente, um deles vai combinar com a sua personalidade e com o décor da sua casa!

Continue a leitura e confira quatro tipos de jardins de inverno para se inspirar e criar o seu:

1. Sem paredes

Muito comum em casas, o jardim de inverno sem paredes é aquele canteiro localizado em locais de pouca passagem dentro do ambiente: normalmente na parte de baixo de escadas ou na lateral de corredores.

A sua manutenção é simples e ele causa um efeito interessante, por estar integrado ao resto do ambiente.

Só tome cuidado na escolha das plantas: evite as que necessitam de luz solar direta para sobreviver, as que crescem desordenadamente e que podem levar sujeira para fora do seu canteiro.

2. Jardim vertical

Muito procurado por quem mora em apartamentos e casas pequenas, mas que não abrem mão de um pouco de verde dentro do ambiente, o jardim vertical é um tipo de jardim de inverno conquistador.

Muito charmoso, ele pode cobrir a extensão total de uma parede (ou só parte dela) e pode ser montado de várias formas: com pallets, estantes e até uma antiga escada.

O interessante, nesse caso, é investir em plantas vistosas, como a samambaia e a vanda. Elas causam um efeito bonito e moderno no ambiente.

3. Jardim na varanda

É comum, em apartamentos, que exista um pequeno espaço delimitado como uma varanda, mas que não está tão exposto à luz solar.

Contudo, já que existem diversas plantas que se dão bem com luz indireta — entre elas, a espada-de-são-jorge, a pacová, as bromélias e as samambaias —, por que não investir em um jardim de inverno nesse espaço?

Além de deixá-lo cheio de verde, é interessante adicionar outros elementos para compor o ambiente. Uma rede ou sofás, pufes e futons ajudarão a compor o jardim e também o tornarão um cantinho relaxante e tranquilizante.

4. Integrado aos cômodos

Imagine ter, ao lado do seu chuveiro, uma porta que dá acesso a um pequeno jardim, cheio de plantas. Ou, então, uma das paredes da sala de estar completamente ocupada por folhagens vistosas e tropicais.

Integrar tipos de jardins de inverno aos cômodos é algo que muda completamente a cara de um ambiente e deixa a casa muito mais elegante, receptiva e interessante.

Você pode aproveitar uma grande reforma para incluir um espaço dedicado ao jardim em um dos cômodos ou até transformar em jardim um cantinho que, normalmente, passava despercebido.

E aí, o que achou de conhecer mais sobre tipos de jardins de inverno? Sente inspiração para criar um em seu lar? Certamente, esse espaço cheio de verde vai trazer um ar moderno e com personalidade para a sua casa!

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este e nunca perder a inspiração, assine a nossa newsletter e receba as novidades diretamente na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This