Jardim e Paisagismo

5 plantas fáceis de cuidar para quem tem um tempo muito corrido

Escrito por quintadellarte

Você ama plantas, mas não tem tempo disponível para se dedicar aos cuidados de um jardim? Engana-se quem imagina que para ter um pouco de verde em casa é preciso passar longas horas trabalhando na manutenção das plantas.

Atualmente, muitas pessoas vivem em apartamentos, têm rotinas agitadas e, ainda assim, conseguem cultivar um jardim em pequenos ou grandes espaços. Mas, afinal, como isso pode ser feito? Muito simples! Há diversas espécies que se adaptam bem a qualquer lugar e não exigem regas constantes ou muita iluminação.

Vamos conhecer cada uma delas? Para ajudar você nessa tarefa, criamos este post especial sobre todas as plantas fáceis de cuidar.

1. Suculentas

Charmosas e excêntricas, as suculentas conquistaram o coração de muitas pessoas que, até então, mal imaginavam que é possível cultivar uma planta dentro de casa.

Basicamente, essa espécie apresenta raízes, talo e folhas bem grossas. Essa estrutura é ideal para que elas armazenem maior quantidade de água e por mais tempo, fazendo com que não seja necessário realizar irrigações frequentes.

Para saber quando estão precisando de mais água, basta prestar atenção nas suas folhagens — se estiverem murchas, é sinal de que você deverá aumentar a quantidade de regas.

Além disso, não se esqueça de deixá-las em um espaço com boa luminosidade. O ideal, é que elas tenham 4 horas diárias de contato com a luz solar.

2. Espada de São Jorge

Com um visual imponente e de origem africana, a Espada de São Jorge é uma das espécies mais resistentes às áreas com pouca água. Por conta disso, é considerada uma planta de pouca manutenção e que se adapta fácil em qualquer local.

Apesar de se darem bem em ambientes bem iluminados, essas plantas também conseguem sobreviver em espaços com pouca luz. A vantagem é que, além de embelezar o visual, são excelentes para purificar o ar.

Para o cuidado correto, a Espada de São Jorge precisa de regas a cada 2 ou 3 dias. Está com dúvida se é o momento certo para umedecer a terra? Preste atenção no solo — se notar que ele está muito seco, coloque um pouco de água.

3. Samambaia

Muito utilizada em quintais e jardins há décadas atrás, a samambaia voltou com tudo e, hoje em dia, tem marcado presença, inclusive, em ambientes internos, como salas de estar. Conhecida como uma planta nobre, é perfeita para valorizar a decoração de um jeito prático e sutil.

Suas folhas são longas, volumosas e pendentes. Por isso, se desenvolvem melhor quando usadas em vasos grandes, podendo ser suspensos no teto ou em jardins verticais.

Essa espécie se adapta bem em espaços à meia sombra e não gosta de vento, já que assim as suas folhas podem se quebrar com facilidade.

4. Begônias

Cheias de cor e marcantes, as begônias são plantas fáceis de cuidar e indicadas para quem quer levar mais alegria para o lar.

Elas adoram luz, mas somente de forma indireta. Isso faz com que elas sejam ótimas quando cultivadas em ambientes internos ou em varandas.

Para isso, você deverá plantá-las em vasos pequenos e fazer regas a cada 2 ou 3 vezes por semana, mas sempre evitando molhar as suas folhas. Também é importante não manter a terra encharcada, o que pode fazer com que elas morram rapidamente.

5. Violeta

A violeta é uma das plantas mais popularmente conhecidas, sendo constantemente encontradas em jardineiras ou, até mesmo, em uma simples decoração interna. Essa espécie pode ser encontrada em diversas cores e exige apenas alguns cuidados básicos para sobreviver.

Para que a sua planta esteja sempre bela, é possível plantá-la nos tradicionais vasinhos de plástico ou nos de barro. Já para as regas, molhe o solo duas vezes por semana, evitando ao máximo umedecer as suas folhas ou flores.

As violetas adoram luz, mas não se dão bem em ambientes com iluminação direta. O espaço indicado para o seu desenvolvimento são locais frescos e que a luminosidade entre através de uma janela.

Viu, só? Não faltam opções para você adquirir plantas fáceis de cuidar e deixar qualquer espaço com mais vida e beleza.

Agora, aproveite a oportunidade e confira também o nosso post sobre como escolher o vaso ideal para cada espécie!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This