O mármore é um material muito usado na decoração. Por isso, trata-se de um importante componente estético nos imóveis residenciais e corporativos.
Neste post, vamos falar de um tipo específico desse material: o mármore de Carrara. Saiba mais sobre ele, sua origem e como pode ser usado na decoração dos ambientes!
O mármore de Carrara, conforme revela seu nome, é originário da cidade de Carrara, na Itália. Ele se caracteriza por seu fundo branco ou bem claro, assim como seus veios em tons de cinza.
É uma peça nobre e de luxo, utilizada desde os tempos antigos. Michelangelo, o famoso escultor italiano, usava o mármore de Carrara em suas obras, como o famoso “Davi”.
Sua fama corre o mundo e, por isso, ele é exportado para diferentes países — inclusive para o Brasil, onde ganha destaque em muitos projetos de decoração, sendo aplicado em móveis, paredes e pisos.
Existem diferentes tipos de mármore de Carrara. Um dos principais é o mármore Gioia: mais nobre, ele tem o fundo muito branco e os veios cinza se sobressaem ainda mais. Um subtipo é o Gioia Valentino, cujo valor é muito elevado. Já o tipo C é mais comercial, com valor mais acessível.
Há outros tipos de mármore que as pessoas costumam enquadrar como de Carrara, como:
Confira algumas sugestões de uso do mármore de Carrara:
Entre as outras sugestões, estão as fachadas, os halls, as bordas da piscina, os balcões, as escadas, as soleiras, os elevadores e as capas de muro.
Além de ser branco, com veios de cor cinza, luxuoso e muito solicitado por suas qualidades decorativas, o mármore de Carrara apresenta baixa porosidade — capacidade que a pedra tem de absorver a água —, o que contribui para evitar manchas.
Além disso, essa é uma pedra muito usada com acabamento polido, gerando um visual liso e brilhante. Acabamentos com bordas retas ou em meia-esquadria também combinam com ela.
Outras qualidades e caraterísticas do mármore de Carrara são:
Como desvantagens, podemos citar:
O mármore de Carrara pode ser combinado de diferentes formas para aprimorar a decoração de sua casa. O ideal é fazer um projeto criativo e de bom gosto, acompanhando as tendências do momento.
Se você gosta desse tipo de material, aproveite para conferir nossos conteúdos mais dinâmicos: visite e curta a nossa página no Facebook!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…