Dicas de Decoração

Conheça 5 ferramentas de arquitetura modificadas pela tecnologia

Escrito por quintadellarte

Você sabia que a arquitetura e a tecnologia sempre tiveram uma forte relação? Dos projetos simples aos mais sofisticados, ao longo dos anos os profissionais dessa área buscaram unir a inovação às práticas da construção para alcançar resultados surpreendentes.

Atualmente, com a evolução das ferramentas de arquitetura — como as impressoras 3D ou os programas especiais para modelagem — ficou muito mais fácil desenvolver trabalhos eficientes, otimizar os prazos de entrega e oferecer uma apresentação bastante realista para os clientes. Quer conhecer mais sobre essa mudança?

Neste post separamos os programas e equipamentos que se transformaram e proporcionaram mais praticidade para os arquitetos. Confira!

1. Mesa digitalizadora

Desenvolver um projeto no computador não foi sempre tão simples como é hoje em dia. Há alguns anos os primeiros traços eram realizados por meio de uma mesa digitalizadora. Nela havia um teclado que possibilitava a escolha de comandos específicos e a criação de desenhos livres.

Para a alegria dos arquitetos, essa realidade já não existe mais, e desenvolver um projeto ficou muito mais prático. Agora, com o lançamento de aparelhos como o Surface Studio — um display especial para a criação de desenhos e repleto de ferramentas sensíveis ao toque —, os profissionais conseguem interatividade com os aplicativos e resultados incrivelmente criativos.

2. Edição de imagens

Quem nunca ouviu falar no Photoshop? Conhecido mundialmente por ser um software de edição de imagens, o aplicativo traz uma série de recursos que vêm sendo aprimorados a cada temporada.

Com inúmeras funções, é possível criar fotomontagens, aplicar texturas, ajustar luz e sombra e outros detalhes para o seu projeto ou apresentação.

Apesar de parecer nova, essa técnica é muito usada desde o surgimento da arquitetura. Isso porque a manipulação de imagens nasceu junto com o surgimento da fotografia. Na época eram feitos ajustes com tintas, pincéis e facas, o que resultava em mais tempo gasto pelo profissional ou artista para atingir o seu objetivo.

3. Fita métrica

Você já tirou alguma medida usando a fita métrica? Quem trabalha com o desenvolvimento de plantas e ambientes sabe que essa é uma das principais ferramentas de arquitetura, tanto para projetos simples quanto para os elaborados.

Até poucos anos atrás, a única maneira para medir as dimensões de um espaço era com o auxílio da fita métrica, de caneta e papel. No entanto, essa prática já está perdendo o seu lugar para os scanners de infravermelho ou câmeras capazes de analisar a profundidade de um espaço.

Com isso, é possível converter imagens capturadas e adaptar as informações para os desenhos CAD. A vantagem é que o projeto fica cada vez mais real e você diminui as chances de erros de medidas. Incrível, né?

4. Representações tridimensionais

Uma das grandes exigências para os projetos de arquitetura atuais é que eles sejam apresentados em 3D. Antigamente, para conseguir esse efeito era preciso um bom planejamento e paciência. O primeiro passo era conduzir o trabalho com o auxílio de um heliodon, dispositivo capaz de modelar os raios do sol em datas e horários específicos.

Nos tempos atuais, há diversas opções de programas capazes de desenvolver uma representação tridimensional de um jeito rápido e fácil. Um bom exemplo é o popular SketchUp, com vasta gama de recursos, além de uma interface intuitiva para qualquer nível de conhecimento.

Muito prática e acessível, a ferramenta permite realizar avaliações de sombras, criar folhas de projetos completas ou desenvolver esboços de arquitetura, móveis, brinquedos e demais peças.

5. Plantas de projetos

O desenho à mão sempre esteve presente na rotina de arquitetos, designers e engenheiros. A atividade costuma ser muito eficiente para traduzir ideias, incluir novas formas e conceitos estéticos em diferentes projetos.

Contudo, a tecnologia veio para facilitar e complementar essas tarefas, possibilitando que muitos desenhos sejam desenvolvidos, inclusive por meio de um smartphone.

Alguns aplicativos como o RoomScan Pro são ótimos para criar plantas de variados ambientes em menos de um minuto. Com sensores internos, o programa identifica as medidas do espaço e permite a produção de uma planta arquitetônica com total precisão.

Viu só? Com as ferramentas de arquitetura o seu trabalho pode ficar muito interessante. Agora que você descobriu essas informações, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Eles vão adorar!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This