As cores são elementos decorativos muito relevantes, mas nem sempre elas são bem aproveitadas. Muitas vezes, as pessoas têm receio de cair na extravagância e não vão mais longe. Realmente, o bom senso e o equilíbrio são importantes, mas você não precisa ficar muito restrito.
Para dar uma ajuda, vamos mostrar como você pode utilizar cores fortes para parede da forma correta. Se quer saber um pouco mais sobre o assunto, leia nosso texto até o final!
A função da cor é decorativa. Ela pode transformar o ambiente, deixando-o mais alegre ou mais triste, por exemplo. Por isso, é preciso saber utilizar da forma correta, principalmente quando falamos de cores fortes, que são as cores mais saturadas.
Essas cores proporcionam personalidade à decoração, conferindo mais beleza e criando um ambiente mais chamativo e diferenciado.
Ao usar cores fortes para parede, você deve considerar aspectos como os listados abaixo.
Este é o primeiro passo. Cuidado para não errar na escolha. Quais sensações você deseja provocar?
Veja algumas cores consideradas fortes e as sensações que provocam:
Não é recomendado pintar todas as paredes e o teto de um cômodo com cor forte, porque isso afeta a iluminação, passa a sensação de que o espaço é menor e pode deixar a vista cansada.
Recomenda-se, portanto, pintar apenas uma parede, aquela que mais se destaca no cômodo. Assim, haverá harmonização com os demais elementos e a cor não dominará todo o ambiente.
No caso de cômodos com paredes de tamanhos diferentes, você poderá ir além. Em um cômodo grande e retangular, por exemplo, você pode pintar as duas paredes menores com cores fortes.
Cores fortes para parede precisam de uma boa composição. Caso deseje atrair a atenção para determinado elemento (quadro, porta-retrato), você pode colocá-lo nessa parede.
Mas fique atento à combinação. Por exemplo, um quadro laranja em uma parede vermelha pode ser de mau gosto, sem sobriedade. Vale a pena manter o equilíbrio entre cores frias e quentes, entre o escuro e o claro.
Combinar papel de parede com parede colorida é uma boa ideia, desde que a harmonia seja mantida. Considerando a parede principal pintada com cor forte, as demais paredes devem receber papel de cores neutras para manter a discrição.
Caso a intenção seja apostar em diferentes cores, você pode pintar uma parede de diferentes cômodos usando uma cor. Por exemplo: azul e verde em dois quartos, vermelho na sala e amarelo na cozinha ou na sala de estudos.
Entre as paletas da Pantone, vemos muito vermelho, verde, roxo e azul. Coloro e WGSN destacam o rosa-vibrante como cor especial em 2022.
Veja alguns exemplos reais de combinação:
Para combinar com móveis de madeira escura, temos duas dicas básicas:
Para finalizar nosso post sobre cores fortes para parede, vamos lembrar que, para quem ainda não se habituou às cores mais saturadas, uma dica é pintar somente meia parede. Assim, você vai se acostumando aos poucos.
O que achou do conteúdo? Gostou das nossas dicas? Gostaria de deixar sua sugestão? Então, aproveite e faça seu comentário: compartilhe suas ideias com a gente!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…