Enquanto o jardim inglês tem como objetivo se fundir com a paisagem natural, o jardim francês tem formas bem definidas. Entretanto, ambos foram criados nos moldes do jardim inglês original, incorporado pelos romanos na Inglaterra após sua chegada no século 1 d.C. Esse é um estilo de jardim paisagístico que era popular em toda a Europa.
Já o jardim francês teve sua origem no século XVI, com grande influência dos jardins italianos da época. Esse tipo está diretamente associado a André Le Nôtre. No post de hoje, você vai descobrir as diferenças entre esses dois estilos de jardins — e entender quais plantas podem ser aplicadas em cada um deles. Acompanhe!
Os jardins ingleses foram uma tentativa de se fundir com a paisagem natural, criando um aspecto mais silvestre, ao mesmo tempo em que se contemplavam elementos românticos. Contudo, estes últimos elementos foram introduzidos apenas no século 18 e incluíam lagoas e pequenos lagos, pontes ou longas docas na água — além de esculturas. Para manter sua característica selvagem, os componentes inseridos no espaço eram incorporados à folhagem para realçar essa aparência.
Os jardins franceses, no entanto, também são conhecidos como jardins formais. Isso porque seguem linhas geométricas muito rígidas — e as plantas são organizadas de forma a manterem os layouts simétricos. Eles são aparados e podados regularmente para evitar que obtenham aquele aspecto coberto de vegetação, típico de um jardim inglês.
Nos jardins maiores, os caminhos geralmente são cobertos por cascalho e se ramificam a partir do centro. Segundo a tradição, isso funciona para que os visitantes possam passear por cada parte do jardim.
O estilo francês de jardim tem seus próprios elementos românticos, mas muitos foram emprestados do estilo inglês. Por exemplo, em vez de um lago, o jardim francês conta com um espelho d’água com fontes ou esculturas no centro, sempre seguindo um padrão geométrico. Em grande escala, os jardins franceses também recebem canteiros construídos em torno das plantas, para criar a sensação de simetria.
Se você quer criar um incrível jardim inglês na sua casa, é importante saber que esse estilo costuma ser repleto de plantas ornamentais e de opções que ultrapassam os limites do jardim, escalando até mesmo o pergolado. Confira algumas alternativas de plantas para aplicar no seu jardim inglês:
Essa é uma bela planta com aspecto rústico e com folhagem muito decorativa. Como é uma opção de pequeno porte e com fácil adaptação à sombra, é excelente para forrar o chão sob as copas das árvores, além de se adequar a outros locais cobertos — onde a grama dificilmente vinga.
Para evidenciar sua folhagem pendente, você pode facilmente aplicá-la em vasos. Mas se você quiser um visual dramático, experimente plantá-la na base de um pergolado, por exemplo. Assim, ela pode facilmente escalar a estrutura, criando uma composição incrível.
A peônia adiciona elegância e uma fragrância agradável ao jardim. As flores são preenchidas com pétalas brilhantes, que são ideais para atrair abelhas e borboletas ao espaço. Elas crescem muito bem ao sol e exigem regas frequentes. Dependendo do cuidado que receberem, podem chegar a 1,2 metro de altura.
A malva-rosa é uma das plantas mais altas que você pode cultivar em seu jardim. É uma espécie perene que atinge alturas de até 2 metros — embora existam variedades menores, que chegam a 1 metro. Dessa forma, você pode variar a altura em todo o jardim e aplicar a malva-rosa em diversos pontos, já que ela se desenvolve bem tanto em pleno sol como em solo úmido.
Essa é uma das melhores plantas para incorporar a um jardim inglês, pois trata-se de uma erva ornamental maravilhosa que pode ser aplicada nos espaços entre outras plantas. A lavanda tem um aroma muito bom e precisa de sol pleno e de solo bem drenado para prosperar. Quando cuidada direitinho, a planta poderá crescer até 60 centímetros de altura.
Se você tem estruturas verticais em seu jardim e deseja cobri-las com plantas, as glicínias são uma ótima opção. As longas trepadeiras com flores, que geralmente têm tons de rosa, roxo e azul, se prendem às paredes e outras estruturas do jardim, agregando um visual muito bonito ao ambiente.
Para um jardim francês bem elaborado, é importante não só cuidar das regas, mas também considerar podas periódicas para que a simetria e o padrão geométrico estejam impecáveis. Conheça as plantas ideais para você começar a criar seu estilo francês de jardim agora mesmo:
Com coloração verde amarelada e um aroma que lembra o cheiro do limão, a cipreste tem formato cônico e é ótima para ser aplicada junto às plantas simétricas. Comparada a um pequeno pinheiro e bastante tolerante ao calor, deve ser cultivada em pleno sol e em solo fértil.
Famosas na Holanda, as tulipas não são originárias dos países tropicais, como é o caso do Brasil, mas é possível fazê-las florescerem ao simular as condições climáticas do seu habitat natural. Por isso, devem ser cultivadas em um substrato rico em matéria orgânica, em pleno sol ou à meia-sombra.
O buxinho é um arbusto com folhagem de cor verde bem escura, que exige podas semestrais. É excelente para compor as cercas vivas ou as bordas dos jardins. Mas é fundamental ter um pouco de paciência, já que seu desenvolvimento é mais lento em comparação com outras espécies. Em compensação, demanda pouca manutenção e dura bastante tempo.
A murta é um arbusto um pouco maior — ou uma arvoreta bem ramificada —, chegando a 7 metros de altura. Durante todo o ano, produz lindas flores de coloração branca mais voltada ao creme, com um aroma que lembra jasmim. Mas atenção: seus frutos avermelhados são muito atrativos para os pássaros.
Esta é uma das plantas mais conhecidas: com folhagem dourada, o pingo-de-ouro é um verdadeiro fenômeno no paisagismo brasileiro. Ao contrário de outras espécies, a planta tem um crescimento muito rápido, sendo excelente para quem está iniciando na arte do jardim francês. Apesar disso, exige podas frequentes para manter por mais tempo o formato desejado.
Portanto, se você está planejando plantar um jardim e deseja uma aparência significativa, lembre-se destas dicas básicas: o jardim francês é bem geométrico — com caminhos que se ramificam a partir do centro — e exige mais manutenção, mas vale a pena o esforço. Se você está em busca de um visual inglês, deixe suas plantas se desenvolverem naturalmente, adicione pelo menos um elemento romântico e use folhagens para incluir mais vida ao paisagismo.
Agora que você entende melhor sobre as diferenças entre o jardim francês e o inglês, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em ajudá-lo a criar o paisagismo que mais combina com o seu estilo.
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…