Jardim e Paisagismo

4 fertilizantes caseiros e seus benefícios

Escrito por quintadellarte

Se você sonha em ter um jardim belo e impecável, já deve saber que tal atividade requer um certo esforço e dedicação. Correto? Isso porque não basta apenas plantar algumas mudas em um espaço com terra — é preciso regar o local constantemente e, inclusive, investir em uma boa adubação, para que as plantas cresçam sempre fortes e saudáveis. E uma maneira infalível de alcançar esse efeito é apostando nos fertilizantes caseiros.

Fora os componentes químicos presentes no mercado, há uma variedade de receitas 100% naturais que apresentam um excelente resultado e, especialmente, não colocam a sua saúde — e de toda a família — em risco.

Assim que você adotar essa prática, conseguirá aproveitar diversos restos de alimentos e, de quebra, fazer com que as suas ervas e flores permaneçam bonitas por mais tempo, melhorando até mesmo o visual da residência.

Caso não saiba quais são esses ingredientes milagrosos, é só continuar acompanhando a leitura conosco. Ao longo do post, mostraremos alguns elementos para aplicar no seu espaço a cada três meses e que estimulam a sustentabilidade dentro de casa. Confira!

1. Casca de banana

Quando comemos uma banana, o mais comum é jogarmos fora toda a sua casca. No entanto, esse material desperdiçado pode se tornar um excelente fertilizante natural e enriquecer o solo do seu jardim.

É bem fácil: em vez de se desfazer da casca, triture esse material junto à poupa e enterre toda a massa no entorno da planta. Com isso, a sua muda absorverá bastante potássio — um composto especial para que ela cresça forte e de forma agilizada.

2. Casca de ovo

Um dos principais fertilizantes naturais é a casca do ovo. Pouca gente sabe, mas esse elemento é riquíssimo em cálcio e, uma vez usado no solo, pode auxiliar o crescimento saudável das plantas. Não sabe como usá-lo em seu jardim? Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • em vez de jogar a casca do ovo fora, reserve;
  • em seguida, triture o material em um liquidificador. O processo também pode ser realizado em um processador ou pilão;
  • quando a casca alcançar uma textura de “farofa”, polvilhe esse composto sobre o substrato.

Tal atitude fará com que, conforme as regas das plantas, o cálcio seja absorvido pelo solo, levando todo o nutriente até o caule e folhas. O resultado será fantástico!

3. Borra de café

Quer conhecer mais um dos principais fertilizantes naturais? A borra de café! Aqui, a nossa recomendação é fazer uma espécie de “água” com a borra que sobrar do seu café. Para tanto, considere diluir três colheres de sopa do composto em, aproximadamente, 1 litro de água. Feito isto, deixe esse líquido repousar por uma semana.

Após esse tempo, você já poderá colocar a água enriquecida em um borrifador ou qualquer outro equipamento de sua preferência, e jogá-la nas plantas. Resumidamente, essa receita funciona como uma espécie de repelente, afastando o máximo de pragas da sua plantação.

Atenção: a borra não pode, em hipótese alguma, ser aplicada diretamente na terra — somente sobre as folhas e de maneira pulverizada.

4. Canela em pó

Para quem precisa combater os fungos do jardim, a canela em pó é uma grande aliada. A sua única missão é misturar o produto no solo, evitando, assim, a sua contaminação e estimulando o enraizamento.

Essa também é uma tática que pode ser usada tranquilamente para curar os ferimentos das plantas — colocando um pouco do pó na parte que está afetada. Seguindo essas recomendações, em poucos dias o seu jardim ficará saudável novamente.

Por último, é fundamental destacar as vantagens que esse método é capaz de proporcionar ao seu bolso e ao jardim. A primeira delas é a possibilidade de enriquecer o solo com componentes naturais e ricos em nutrientes. Já a segunda é que tal alternativa estimula o consumo consciente, o reaproveitamento de alimentos e gera uma boa economia para os moradores. Pense nisso!

Agora que você já virou um especialista em fertilizantes caseiros, o que acha de continuar se aprofundando no assunto? Para prosseguir com esses aprendizados, conheça as 5 plantas mais fáceis de cuidar e indicadas aos que têm uma rotina agitada!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This