Dicas de Decoração

3 cuidados com o chafariz para jardim que você deve saber antes de adquirir um!

Escrito por quintadellarte

Ter um belo chafariz para jardim em casa é sinônimo de de beleza, elegância e conforto. Afinal, existe algo melhor do que sentar debaixo das árvores e escutar a água caindo em seu chafariz, junto com o canto dos pássaros atraídos pela fonte

Apesar de toda sofisticação dessa peça, manter alguns cuidados é essencial para que a peça seja apenas fruto de tranquilidade. Escolher o modelo adequado e limpar corretamente o chafariz para jardim são alguns dos principais cuidados que vamos apontar neste artigo. Confira!

Modelos de chafariz para jardim 

Ao contrário do que muitos imaginam, é possível achar chafariz em diversos modelos e tamanhos. Não é preciso um espaço enorme para que você o adorne com uma bela fonte: mesmo áreas pequenas podem receber um chafariz para jardim sem dificuldades! 

Além disso, a diversidade de modelo inclui chafarizes de ar mais moderno, imagens sacras ou com belas estátuas, decorando seu jardim com elegância e transformando-o em um espaço mais cômodo para receber visitas. 

Caso seu jardim seja pequeno e não tenha tanto espaço para um chafariz maior, você pode investir em fontes de parede, que possuem o mesmo requinte que os chafarizes convencionais. 

Decoração sofisticada para o jardim

Além de acertar no modelo de chafariz para jardim, decorar o espaço de acordo com o seu gosto também é possível. Um modo de tornar o lado de fora de sua casa ainda mais intimista e bonito é acrescentando iluminação dentro da sua fonte.

Não é necessário mais do que um simples ponto de luz para dar outra cara para o espaço externo de sua casa, com uma dose extra de sofisticação. Aliás, em outro artigo falamos sobre outros 4 passos para você criar a iluminação perfeita para seu jardim. Vale a pena conferir!

Veja 3 cuidados básicos que você deve ter com o seu chafariz para conservá-lo sempre novo:

1. Limpeza diária  

Para manter sua fonte bonita, é fundamental realizar uma limpeza diária para a retirada de restos de folhas ou outros resíduos grandes.

Inclusive, caso você acrescente iluminação em seu chafariz, manter a limpeza em dia é crucial para que a luz se sobressaia na água e crie um efeito bonito no local. 

Deixar folhas e outros vestígios na água da fonte contribui para que a água fique esverdeada. 

2. Uso de algicida e cloro 

Em alguns casos, a manutenção de um chafariz para jardim se assemelha a de uma piscina, quando o chafariz é muito grande. Isso significa que a manipulação de algicidas e cloros faz parte da rotina de limpeza que mantem o chafariz com a água sempre límpida. 

Porém, diferentemente do que ocorre nas piscinas, o uso dessas substâncias não é tão constante. Além disso, é preciso ter muito cuidado para não exagerar na dose do cloro, atentando-se para usar apenas o indicado e necessário.

3. Verifique o nível de água 

Todo chafariz tem uma bomba que, além de movimentar a água, também ajuda a mantê-la sempre limpa e fresca, mesmo sem a troca constante.

Por isso, um dos principais cuidados é sempre verificar se a bomba está totalmente coberta pela água, já que um nível de água muito baixo pode prejudicar no funcionamento do equipamento e causar grandes transtornos. 

Vale lembrar que a água do chafariz para jardim sofre com o processo de evaporação, então verificar o nível da água algumas vezes por semana é fundamental. 

No verão, esse cuidado com o chafariz para jardim precisa ser redobrado! Gostou dessas dicas? Então aproveite para conferir também os 4 cuidados que você precisa ter com o jardim durante essa época do ano!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This