Jardim e Paisagismo

4 dicas para cuidar bem do seu jardim em dias de chuva

Escrito por quintadellarte

A água é essencial para a hidratação e para dissolver nutrientes nas plantas. Flores, árvores e folhagens precisam dela para manter sua vitalidade. Porém, com o período chuvoso, é comum surgirem alguns problemas por conta do excesso de água. Logo, é preciso cuidar do jardim em dias de chuva. 

A frequência de irrigação e a limpeza do solo são algumas das atividades que devem ser feitas durante os dias de chuva. Também se deve tomar cuidado com a proliferação de pragas. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste texto 4 maneiras de deixar o seu jardim bonito e saudável no período de chuvas. 

1. Proteja o solo para não danificar a raiz da planta

Responsável por captar nutrientes do solo e distribuí-los para a planta, a raiz pode sofrer o impacto de períodos chuvosos. Isso porque o solo muito úmido ocasionado por essa situação climática é mais vulnerável a perder nutrientes pelas correntes de água.

Assim, no período de chuvas, é necessário preparar uma drenagem eficiente do terreno, do canteiro ou do vaso, e eliminar torrões e também brotos de ervas daninhas da superfície. De forma complementar, instale tubos de PVC próprios para drenagem do solo para que haja uma escoação correta.

2. Aumente a quantidade de adubação

Como o fluxo de água da chuva inevitavelmente varre parte dos nutrientes do solo, é importante redobrar a adubação. Antes de começarem as pancadas de chuva, prepare o solo com fertilizantes. Também é essencial acrescentar adubo em volta das plantas.

Em caso de árvores grandes e arbustos, é preciso afofar a terra ao seu redor e também reforçá-la com material orgânico. Estrume e húmus são ótimos para fertilizar as plantas e não deixar que fiquem desnutridas durante o período de chuva.

3. Tenha cuidado com o surgimento de pragas

As chuvas vêm e com elas também podem chegar fungos, pulgões e cochonilhas. Esses micro-organismos se proliferam bastante em períodos úmidos e podem danificar as plantas do seu jardim.

Para evitar isso, deixe o jardim bem ventilado e com boa incidência solar. Se notar alguma mudança estranha na coloração e na textura das folhas, procure um especialista em jardinagem.

4. Modere as irrigações para cuidar do jardim em dias de chuva

Em algumas regiões do país, as chuvas aparecem espaçadas, com períodos secos. Por isso, é preciso complementar a oferta de água com a irrigação. Esta deve ser feita na parte da manhã, para que as plantas não sofram queimaduras com o aumento da temperatura ao longo do dia.

No entanto, para locais bastante chuvosos, é melhor suspender as regas. Como já vimos, o excesso de água retira nutrientes do solo e compromete a função da raiz.

Essas foram algumas dicas para cuidar do jardim em dias de chuva. Para aproveitar a vitalidade das plantas em períodos chuvosos, faça uma decoração no jardim e deixe-o ainda mais atraente. Vasos, esculturas e estátuas podem dar um toque especial nele. 

E aí, ficou animado para colocar em prática essas recomendações e cuidar do seu jardim em dias chuvosos? Então leia também o nosso artigo sobre gramas para jardim e conheça os diferentes tipos usados em residências!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This