Jardim e Paisagismo

Desperdício de água no jardim: como evitar?

Escrito por quintadellarte

Para a maioria dos moradores das cidades, sentir-se perto da natureza ainda é uma necessidade. Por isso, casas com quintais e apartamentos com varandas e jardineiras são muito valorizados.

No entanto, é preciso ter bastante cuidado com o desperdício de água no jardim. Quase 30% do consumo de água de uma residência são usado nas áreas externas, e existem formas bem simples de evitar esse desperdício.

Você sabia que pode ter um chafariz e ainda assim gastar menos água do que alguém que não o tem? Dependendo do tipo de plantas que você cultiva ou da forma como as rega, o consumo de água pode ser absurdo!

Mas fique tranquilo: no post de hoje, vamos ensinar a você algumas práticas para manter um jardim de forma sustentável. Acompanhe!

Escolha plantas nativas

Saiba que plantas nativas são excelentes contra o desperdício de água. Elas são acostumadas ao clima e, por isso, mais resistentes. Assim, o primeiro passo para montar seu jardim é pesquisar quais as plantas ideais para o clima em que você vive.

Escolha sempre as que exigem poucas regas e que sejam de fácil manutenção, principalmente se você não tiver muita experiência. As espécies resistentes à seca, conhecidas como plantas xerófitas, como é o caso dos cactos e do alecrim, transpiram menos e aproveitam a água da chuva. São, portanto, uma ótima opção.

Organize suas plantas

É importante agrupar as plantas de acordo com suas características. Em áreas mais baixas, plante aquelas que precisam de mais água. Assim, a rega torna-se mais fácil e eficiente. Já as plantas mais resistentes devem ser plantadas em zonas mais arejadas ou em declives.

Logo, reduza ao máximo os espaçamentos entre as plantas, porque, assim, você diminui a área exposta e, consequentemente, a necessidade de água.

Utilize métodos de baixa manutenção

Se o clima for muito seco e a extensão do seu jardim for muito grande, os gramados não são uma boa opção, visto que eles consomem muita água, e sua manutenção é trabalhosa. Uma boa ideia é substituí-los por cascalhos ou cobri-los com folhas, pedaços de madeira ou palha. Estes mantêm a umidade do solo, que consegue reter água por mais tempo.

Explore novas formas de irrigação

Lembre-se de captar água da chuva e armazená-la de forma segura. Para isso, teste o solo com uma chave de fenda ou uma pá pequena, para verificar se ele precisa ser irrigado. Se os dez primeiros centímetros estiverem úmidos, ainda não é necessário regar.

Outra mudança que você pode fazer para evitar o desperdício de água no jardim é irrigá-lo à noite. Dessa forma, você evita maiores perdas por evaporação e dá mais tempo para as plantas se reidratarem. Tente reduzir, ainda, a frequência com que você irriga seu jardim.

Essa mudança gradativa força o crescimento das raízes, e as plantas ficam cada vez mais independentes. Além disso, fique sempre antenado a novas tecnologias de jardinagem. Algumas mangueiras, como as giratórias ou os sistemas de irrigação por gotejamento, são mais eficientes que outras, pois gotejam a água lentamente sobre o solo, irrigando somente quando necessário.

Aposte em elementos decorativos 

É muito importante reduzir ao máximo a evaporação da água. Além de plantar arbustos quebra-ventos e árvores que sombreiam os jardins, vale a pena investir em elementos decorativos que desempenhem essa função e reflitam seu estilo.

Estátuas e esculturas são excelentes para isso. Contudo, invista em materiais de qualidade, como mármore ou metal, já que a intensa exposição ao sol e à chuva pode diminuir a vida útil delas. Aposte em imagens com mais de 90 cm para ter um melhor resultado!

Fontes e chafarizes também deixam a atmosfera mais relaxante, porém prefira os que reciclam a água e escolha lâmpadas de baixa potência, a fim de consumir menos água e energia.

O tipo de material e a forma de instalação são importantes para evitar futuras dores de cabeça. Imagens de santos ou arte sacra são ótimas formas de expressar sua religiosidade e podem ser o foco do seu jardim!

Seguindo nossas dicas e se planejando corretamente, o jardim poderá se tornar seu ambiente preferido em casa! Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e estimular seus amigos a evitar o desperdício de água no jardim.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This