O amor de São Francisco de Assis
“…Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé…”
Uma das orações mais cantadas e repetidas, a oração de Francisco de Assis, da simplicidade à sabedoria, diz tudo! Exemplo de fé e bondade, manifestava seu amor a Deus através de uma alegria e devoção, imensas; presenteava os pobres com suas próprias roupas e distribuía seu dinheiro entre todos e ainda dizia que os animais eram filhos de Deus e, portanto, seus irmãos.
De jovem rico e vaidoso, renunciou toda a sua riqueza, vida de luxo e aos vinte e poucos anos, tornou-se o mais italiano dos santos e durante sua vida ajudou e levou amor e devoção a todos. Com 45 anos, muito doente e quase cego pediu para que o deitassem sobre a terra, leu algumas passagens do Evangelho e morreu perto da natureza que tanto respeitava, tendo ainda vários pássaros a cantar ao seu redor.
Assim foi a vida de Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, religioso de feições doces que refletia a inocência e pureza de seu coração, com uma vida dedicada a resolver os problemas de seus semelhantes.
Nasceu com posses mas abriu mão de tudo e viveu na completa pobreza. Diferente de alguns religiosos de sua época, Assis vivia em pregação itinerante, fora dos mosteiros e seguia à risca o Evangelho. Sua maior dedicação era ajudar aos pobres e aos mais necessitados.
Tinha uma profunda dedicação e devoção aos animais, tanto que Francisco de Assis também é conhecido, como o santo protetor dos animais e do meio ambiente, devido a sua adoração e cuidado a com natureza. Alguns estudos afirmam que seus ensinamentos, pregações e modo de ver a vida e seus semelhantes foram precursores de várias formações filosóficas, entre elas a filosofia renascentista.
Conhecido por todos como o santo protetor dos animais, Assis, em sua trajetória foi também o criador da Ordem dos Franciscanos e após dois anos de sua morte, foi canonizado pela Igreja Católica no qual é muito comum encontrar suas imagens decorando as suas igrejas
04 de outubro – Dia de São Francisco de Assis – Que sua bondade e generosidade sirvam de exemplo para todos nós!
Oração a São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna
Fotos: Igreja de São Francisco de Assis – Guimarães