Jardim e Paisagismo

6 motivos para ter um jardim em casa!

Escrito por quintadellarte

É necessário pensar em muitos detalhes da casa para agradar e trazer conforto para toda a família. Além da praticidade e segurança, temos também que refletir sobre o bem estar de todos, bem como procurar ter um mínimo contato com natureza.

Uma boa forma de se obter isso é tendo um jardim em casa! É um ótimo hobby e, mais do que isso, nos deixa mais próximos de ambientes naturais, é uma grande fonte de relaxamento, e pode ser o iniciador para as crianças de um contato com a terra e muitas brincadeiras.

Vamos listar seis vantagens de se ter um jardim em casa. Não deixe de conferir! 

1. Permitem contato com a natureza

Principalmente em cidades grandes, onde o verde cede cada vez mais espaço ao concreto, ter um jardim de qualquer tamanho retoma o contato com a natureza — que, como já lhe contamos, é tão importante!

A dedicação e os cuidados diários trazem profundo bem estar, além de suavizar os cantinhos da casa toda. O jardim é também um umidificador natural, o que ajuda muito em tempos mais secos.

2. São extremamente relaxantes 

O simples fato de pararmos em frente a um jardim bem cuidado já traz uma grande sensação de relaxamento. Em um dia exaustivo de trabalho e rotina, alguns minutos sentados apenas apreciando e contemplando podem ser revigorantes!

Caso você queira aumentar esse poder de relaxamento, invista em plantas aromáticas — como a lavanda, cujo óleo essencial promove o bem estar e a tranquilidade.

3. Podem ser um hobby

É muito importante termos um hobby em casa para nos distrairmos do trabalho e das tarefas domésticas. Uma boa alternativa para isso é a construção e manutenção de um belo jardim. 

Ele exige pequenos cuidados constantes para ficar sempre agradável, e essas tarefas ajudam no poder de concentração. Os resultados obtidos são muito revigorantes: tanto para sua mente quanto para seu lar.

4. São bons para as crianças

Principalmente em grandes cidades, está cada vez mais difícil encontrar áreas verdes. Dessa forma, um jardim é fundamental para que as crianças tenham um contato constante com a natureza!

É interessante que você desperte o interesse dos pequenos, mostrando como preparar a terra, como regar, a diferença entre cada planta e flor, como se faz uma poda, etc. Se instigadas desde cedo, as crianças sempre terão interesse pela terra e pelas plantas, e desenvolverão o cuidado com o próximo como forte ponto de suas personalidades.

5. Purificam e evitam alergias

Algumas espécies de plantas — a Hera, por exemplo — têm a capacidade de “limpar” o ar, o que é muito desejável em cidades mais poluídas.

Se você ou alguma pessoa de casa tem algum tipo de alergia, é possível também que se espalhem alguns clorofitos no jardim — ou até dentro de casa. Eles têm o poder de reter partículas alergênicas, e podem acabar com boa parte das toxinas presentes em algum lugar! 

6. Podem ser parte da decoração

Além de ser um bom remédio para a saúde física e mental, o jardim pode também ser aquele detalhe que faltava na sua decoração. Como existem inúmeras plantas, flores, vasos, ornamentos e tipos de iluminação neste cantinho, você pode fazer de seu jardim o lugar mais charmoso de sua casa!

Agora que você já conhece alguns motivos para ter um cantinho verde em seu lar, curta a nossa página do Facebook e coloque em prática as nossas dicas no seu próprio jardim!

Sobre o autor

quintadellarte

5 comentários

Deixar comentário.

Share This