Jardim e Paisagismo

Chafariz no jardim: saiba como escolher o modelo perfeito

Escrito por quintadellarte

Se você gosta de cuidar da decoração do seu jardim, com certeza já considerou investir em um chafariz para esse espaço. Bonitos e elegantes, essa peça de decoração pode seguir vários estilos — clássico, romântico, moderno, rústico e mais —, trazendo o toque especial que esse espaço da sua casa pode estar precisando.

Além disso, objetos de decoração como fontes e chafarizes são conhecidos por fazer maravilhas para a energia da casa. O som de água correndo é tranquiliza e traz serenidade: segundo a arte milenar do Feng Shui, eles também são capazes de neutralizar as energias negativas!

Contudo, escolher o modelo perfeito demanda certa pesquisa. Você sabe em qual estilo de decoração investir? Qual deve ser o espaço disponível para colocar um chafariz no jardim? Como valorizar essa peça e não deixá-la escondida entre as plantas?

Quais as opções de materiais disponíveis no mercado a escolher: Chafarizes de Ferro Fundido, mármore, cimento ou poli-resina?

Essas são questões importantes que ajudaremos você a resolver neste post. Continue a leitura e confira!

Chafariz pequeno

Se você tem um espaço de jardim pequeno ou médio e acredita que não conseguirá investir em um chafariz por ser um objeto de decoração que demanda espaço, pense outra vez: existem muitas possibilidades!

É possível encontrar modelos de chafariz em tamanhos menores, de até um metro, que darão o toque especial que seu jardim precisa. Peças com design clássico, moderno ou até um pouco kitsch podem combinar com o estilo de decoração que você mais gosta. E a dica final é: para valorizar o chafariz de menor porte, invista em jogos de luz.

Chafariz grande

Um jardim amplo é o lugar ideal para entrar em contato com a natureza, receber amigos ou passar os momentos de descanso. Para dar um toque especial na decoração, nada melhor do que investir num modelo clássico de chafariz no jardim. Uma estrutura alta trará um ar sofisticado e imponente para o espaço.

Os modelos maiores normalmente contam com esculturas de figuras clássicas, remetendo à personagens da mitologia grega ou da religião católica, que nunca saem de moda. Ou, caso peças com esculturas não combinem com a decoração predominante do seu jardim, os modelos com pratos são mais neutros e harmonizarão bem com outros estilos.

Chafariz de parede

Os chafarizes de parede têm um ar bucólico e provincial. É ideal para quem procura ter um jardim de conto de fadas! Uma das vantagens desse modelo é que ele se encaixa bem tanto em espaços maiores quanto menores. É uma das alternativas para jardins pequenos.

Podendo ter ornamentos como folhas, flores, animais e outros arabescos românticos, um chafariz desse modelo combina bem com paredes de tijolo aparente e que tenha plantas ao redor, como trepadeiras e roseiras. Basta escolher o material que mais combina com o espaço que você tem disponível.

E então, o que achou das dicas para colocar um chafariz no jardim? Viu como não é difícil escolher o modelo perfeito? Com essas dicas você conseguirá escolher a peça ideal para combinar com a decoração do seu jardim e valorizar ainda mais esse espaço que você tem em casa.

Quer continuar bem informado sobre assuntos de decoração e jardinagem? Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações gratuitamente em seu e-mail!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This