Dicas de Decoração

Como cuidar do jardim no inverno? 5 dicas essenciais

Escrito por quintadellarte

Com o início da época mais fria do ano, é normal que as plantas sofram com a variação de temperatura e a umidade do ar. Muitas espécies, inclusive, apresentam certa dificuldade de vingar no período de inverno, mesmo que no Brasil a estação não seja tão intensa como em outras regiões do mundo.

Para deixar as áreas verdes mais belas e vivas, é preciso ter alguns cuidados básicos com as plantas no inverno. Prestar atenção no número de regas e fazer a limpeza regularmente, por exemplo, são algumas práticas fundamentais nesse período.

No post de hoje, selecionamos 5 dicas especiais para você entender como cuidar do jardim no inverno e manter seu ambiente externo sempre incrível!

1. Evite regas em excesso

Monitorar as regas é sempre necessário, principalmente em dias de baixa temperatura. Com as mudanças de umidade, é preciso saber quando as plantas realmente precisam de mais água. Um bom método é observar se a terra está umedecida ou seca.

O aspecto deve ser levemente úmido e nunca encharcado. Lembre-se: manter a planta molhada por muito tempo faz com que o seu crescimento seja prejudicado!

Outro ponto importante é controlar o horário das regas. Em geral, é recomendado molhar a terra nos horários em que a luz do sol está mais forte, como ao meio-dia. Com isso, você evita que haja proliferação de fungos.

2. Adube o solo com produtos orgânicos

Além de água, as plantas necessitam de outras substâncias para um bom crescimento. No entanto, é aconselhável que a quantidade de adubo usada seja menor que nos dias mais quentes, já que, nessa época, as plantas diminuem o seu metabolismo para armazenar energia.

E uma boa dica para cuidar do seu jardim no inverno da melhor forma é investir nos adubos orgânicos. Dê preferência aos compostos como o substrato natural ou o húmus de minhoca. Essas substâncias ajudam na retenção de água, na saúde das raízes e na proliferação de microrganismos essenciais para o equilíbrio da terra.

3. Proteja as plantas do vento

Com o vento gelado e intenso, é comum que folhas e galhos sejam arrancados ou quebrados. Para proteger o seu espaço, a dica é criar algumas barreiras naturais, como posicionar as suas plantas mais altas e resistentes na parte da frente do jardim.

Já as mais delicadas, devem ficar para trás ou no centro. Esse é o caso de espécies como casuarias e buxinhos. Se quiser incrementar ainda mais, crie uma cerca de bambu e a instale ao redor do seu canteiro. Além de prevenir que as plantas se machuquem, essa alternativa é ótima para decorar o espaço.

4. Faça uma cobertura com grama

Se você deseja proteger o solo, a cobertura com grama é a opção ideal! Essa medida auxilia na absorção de líquidos, preserva a temperatura e ainda mantém a região muito mais ativa.

Para isso, demarque o espaço e coloque a grama ao redor do seu jardim. Em seguida, esparrame uma fina camada de terra adubada na superfície e realize as regagens normalmente. Também é importante evitar andar na grama, já que o gramado precisa de um certo período para se adaptar à terra.

O ideal é que não haja nenhuma movimentação por, pelo menos, 15 dias. Desse modo, você dará oportunidade para que a sua área verde fique mais forte e nutrida, tanto para o inverno quanto para as demais estações do ano!

5. Elimine pragas e folhas secas

Por último, a manutenção do seu jardim deve ser feita sempre que possível! Comece pela revisão dos vasos, retirando sujeiras e bolores ao redor dos pratos e cheque se há folhas secas, galhos quebrados ou pedriscos.

Encontrou algumas pragas nas suas plantas? Com as mãos, arranque o que for preciso, mesmo se houver raiz. Se o solo estiver úmido, melhor ainda! Assim, você conseguirá mexer na terra com mais facilidade.

Após a limpeza, procure aerar a terra. Mexa com um aerador ou faça furos na superfície para facilitar a entrada de água e ar. Seguindo essas dicas, o seu jardim ficará sempre belo e cheio de vida!

Gostou das nossas dicas sobre como cuidar do jardim no inverno? Lembrou de alguma prática que não listamos aqui? Conte pra gente aqui nos comentários e compartilhe seu conhecimento!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This