Dicas de Decoração

Decks de madeira para jardins: complementando sua área externa

Decks de madeira para jardins
Escrito por quintadellarte

Muitas vezes, queremos inovar a decoração da área externa e não sabemos por onde começar. Nos últimos anos, uma das opções mais utilizadas entre arquitetos e designers de interiores são os famosos decks de madeira para jardins.

Práticas e acessíveis, essas estruturas podem ser feitas para diversas finalidades: desde um simples revestimento no piso à divisão de ambientes. Com elas, você terá a chance não apenas de embelezar o espaço, mas, inclusive, de garantir funcionalidade e um toque de acolhimento. Ficou interessado?

Pensando no assunto, criamos esse post com todas as informações necessárias para você deixar o seu ambiente incrível e receber os convidados da melhor forma. Confira!

Saiba como os decks de madeira ajudam no paisagismo

Para quem deseja valorizar ainda mais a área externa, o deck é a melhor opção! Atualmente, é possível construir a estrutura utilizando diferentes materiais, como o porcelanato, o piso cimentício ou o plástico. No entanto, a opção mais buscada pelos profissionais de interiores são as instalações em madeira. A vantagem, é que tal elemento pode ser usado para inúmeras finalidades. Conheça as principais:

  • Revestimento do piso: já imaginou revestir o piso do seu jardim com o deck de madeira? Essa possibilidade permite que o espaço seja diferenciado do restante da casa e transmita maior sensação de acolhimento.
  • Caminho: em jardins e ambientes externos, é muito comum encontrarmos os charmosos caminhos, não é mesmo? Essa composição pode ser formada por pedras ou pelo próprio deck de madeira. Com isso, você terá a oportunidade de delimitar a área onde as pessoas pisam, como uma verdadeira trilha. É uma excelente alternativa para deixar o visual belo e oferecer funcionalidade aos moradores e visitantes, mas sem comprometer a decoração.
  • Piso para móveis: os decks de madeira para jardins são perfeitos para quem quer utilizar mobília no local. Com a instalação, você terá muito mais facilidade para apoiar a sua mobília, sem que as peças fiquem em contato direto com a grama ou terra.

Conheça os diferentes tipos de decks de madeira

Provavelmente, você deve estar imaginando que a construção dessa estrutura é muito difícil e trabalhosa, certo? Nada disso! Nas lojas especializadas, é possível encontrar opções muito acessíveis para você incrementar o seu espaço externo quanto antes. São elas:

Modular

De fácil instalação, o deck modular é composto por peças soltas que se encaixam, conhecidas como “macho-fêmea”. As placas podem ser colocadas sobre o piso sem que você precise utilizar colas. Por conta da praticidade, é a alternativa mais procurada nos dias atuais.

Tradicional

Para quem prefere um caminho mais tradicional, há a opção de investir nos decks feitos com pedaços de madeira. Aqui, a instalação costuma ser mais trabalhosa e com valor elevado, já você deverá adquirir o material e também contar com uma mão-de-obra especializada para a montagem. As principais espécies de madeira usadas para essa produção são ipê, itaúba e jatobá.

Descubra como montar o deck no jardim

Você decidiu apostar na opção modular para incrementar a sua área externa? Ótima escolha! O seu deck poderá ser montado tanto em espaços grandes quanto nos menores, como áreas externas em casas ou em um gracioso jardim no terraço ou cobertura. Para adaptar a estrutura no seu espaço, siga alguns passos importantes:

  • tire todas as medidas no ambiente de instalação. Essa etapa é fundamental para conhecer as dimensões da área e calcular a quantidade correta de módulos;
  • antes de tudo, é necessário preparar as peças, fazendo a impermeabilização. Para começar, aplique a 1ª demão de verniz na superfície do material, inclusive na parte de baixo. Espere secar, lixe e, em seguida, aplique duas novas demãos. A ideia também vale para as bordas;
  • analise o local de instalação e posicione os módulos sobre a área;
  • aplique a massa de concreto nas extremidades e insira as bordas de madeira. Após a secagem, finque os pregos necessários, a cada 50 centímetros, para sustentar o deck.
  • dê preferência aos pregos de inox e sem cabeça para a fixação.

Gostou das nossas dicas sobre os decks de madeira para jardins? Para continuar conferindo as novidades, siga as nossas páginas no Facebook, Twitter e YouTube!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This