Quem trabalha com decoração e design de interiores há algum tempo sabe o quanto esse mercado pode ser competitivo e desafiador. Por esse motivo, é importante para o profissional buscar sempre se reinventar na atividade.
Uma excelente dica para quem pretende se destacar nessa área é sempre buscar os conselhos dos profissionais mais experientes e bem-sucedidos. Por isso, selecionamos 5 dicas de decoradores de sucesso para você construir uma carreira sólida e de amplo destaque. Confira agora mesmo!
1. Esforce-se para compreender as necessidades do seu cliente
Antes de dar início ao seu projeto de decoração, é fundamental ter as necessidades e expectativas do contratante bem claras. Ouça bastante e tenha cuidado com as sutilezas. Então, procure traduzir os desejos do cliente de maneira explícita e detalhada. Seja clara quanto às reais possibilidades do projeto e se dedique a compreender o que ele realmente quer.
Independentemente do seu gosto pessoal ou estilo, é importante o profissional buscar encaixar no projeto todos os elementos relevantes para o cliente. Seja flexível, mas não deixe de alertá-lo sobre algo que possa não funcionar ou alcançar o efeito desejado.
2. Dê atenção às tendências
O universo da decoração é bastante dinâmico e se reinventa a cada temporada. Por essa razão, o profissional deve estar sempre de olho nas novidades e tendências do mercado nacional e internacional. A maior parte dos clientes deseja um ambiente moderno e atualizado. Portanto, não deixe de descobrir as cores da estação, novos materiais, acabamentos e texturas.
Para tanto, pesquise. Visite lojas e feiras de decoração. Esteja sempre em busca de atualização. Dessa forma, você sai na frente e consegue oferecer ao cliente mais opções, o que se torna um grande diferencial no mercado.
3. Tenha foco e aposte em uma especialidade
Uma ótima dica é encontrar aquilo que você sabe fazer de melhor e investir nisso. Ter foco em um nicho específico, como escritórios, clínicas, residências, entre outras opções, vai deixar o seu trabalho mais marcante e especializado.
Nesse sentido, estude e tente ao máximo entender as demandas dos clientes com quem pretende trabalhar. Você vai adquirir assim propriedade sobre o assunto e se tornar referência naquela categoria de atuação.
4. Invista em maior conhecimento técnico
Para se destacar em meio a tantos profissionais capacitados, é importante investir em capacitação e conhecimento técnico. Atualmente, existem diversos programas de computador extremamente sofisticados, que possibilitam dar ao cliente uma visão bastante precisa do resultado almejado.
Um decorador de sucesso precisa ter bom planejamento e projetos de qualidade. Organização, parceiros competentes e comprometidos, além de atenção aos detalhes, são tópicos fundamentais para a atuação. Tente sempre se superar, faça algo novo. Não ter medo de sair da zona de conforto é uma ótima qualidade.
5. Divulgue seu trabalho
A propaganda “boca a boca” ainda é uma das melhores formas de conseguir novos clientes, mas é importante investir em uma boa publicidade. Blogs, sites e redes sociais são ótimos canais de divulgação. Entretanto, lembre-se de que os instrumentos de publicidade são o espelho do seu trabalho e, portanto, devem ser bem elaborados e alimentados com conteúdo de qualidade.
Os decoradores de sucesso costumam participar ainda de feiras, eventos e concursos, de forma a expor os projetos e trocar ideias com as pessoas do ramo. Revistas e sites especializados também são uma excelente forma de divulgação. Não tenha medo de escrever artigos ou dar dicas. No entanto, procure saber se aquele meio de comunicação é realmente acessado pelo seu público-alvo.
Comprometimento, foco, atendimento ao cliente, organização, criatividade e qualidade dos projetos: esses são os principais atributos dos decoradores de sucesso. No papel de profissional autônomo ou uma empresa, é importante os profissionais buscarem sempre meios de atender as necessidades do cliente de maneira prática e simples. Manter-se sempre em busca de diferenciais já será um incrível diferencial.
Gostou das dicas? Então, continue conosco e entenda a importância cultural das viagens para quem trabalha com arquitetura e decoração!