Dicas de Decoração

Esculturas de jardim: aprenda como limpar e conservar

Escrito por quintadellarte

As esculturas de jardim têm o poder de embelezar e realçar a decoração de qualquer ambiente externo. Mas para manter as estátuas sempre elegantes e bem cuidadas, é preciso mantê-las sempre limpas.

Essa é uma tarefa relativamente simples, mas que requer alguns cuidados para que a beleza dos materiais de cada escultura se realce. Cada matéria-prima exige um tratamento especial, e até a idade e o nível de sujeira e conservação fazem a diferença nesse processo.

Continue a leitura e veja como limpar e preservar as peças do seu jardim:

Esculturas de mármore

Material delicado e muito bonito, não é de hoje que o mármore é apreciado para a confecção de esculturas. Ele apresenta uma séria de marcas e tiras bem comuns que garantem sua exclusividade.

Para limpar, utilize um pano seco e passe por toda a escultura. Também pode-se usar uma escova de dentes para alcançar partes menores e de acesso mais difícil.

Para uma limpeza mais profunda, encha uma pia com água e sabão neutro. Mergulhe a peça e tire com as mãos a sujeira acumulada. Caso o tamanho impeça o mergulho, utilize um pano para a passar a solução na escultura.

Use água quente para enxaguar e remover completamente a sujeira. Depois desta etapa, seque cada peça com uma toalha limpa e seca.

Esculturas de bronze ou cobre

O bronze e o cobre são materiais muito utilizados em esculturas de jardim. Para limpar esse tipo de peça, jogue água morna com detergente líquido e use uma esponja mais delicada para não riscar.

Para esculturas mais danificadas pela sujeira, uma boa dica é o uso do ketchup, pois elimina manchas mais espessas sem danificar o material. Enxágue bem com água fria para não deixar cheiro de tomate.

Você pode utilizar também uma solução com sal e limão. Jogue meia fruta e uma colher de sal em um litro de água. Esfregue com muita suavidade, pois essa mistura é um pouco abrasiva, mas traz ótimos resultados.

Para esculturas de bronze mais antigas, primeiro jogue água morna para retirar o excesso de sujeira. Depois aplique uma pasta feita de suco de limão e duas colheres de bicarbonato. Use luvas para passar a mistura por toda a peça e deixe agir por trinta minutos. Depois retire com água morna e limpe com um pano seco.

Esculturas de madeira

Embora seja menos usual, as esculturas de jardim em madeira podem dar um toque mais rústico para sua decoração. Por sofrerem muito com as nuances do tempo, o ideal é colocá-las com uma proteção contra a chuva.

Para limpar, passe um pano úmido por toda a peça. Uma maneira muito eficaz para conservar a escultura é utilizar óleo mineral. Isso porque ele atua como um selante, preservando a cor e brilho.

Com o auxílio de um algodão, aplique óleo mineral de grau USP sobre a escultura completamente seca. Passe generosas quantidades do óleo, pois ele é absorvido rapidamente pela madeira.

Repita a operação até perceber que o óleo não é mais absorvido. Retire o excesso com um pano e deixe secar completamente antes de manusear a peça.

As esculturas de jardim reagem de maneira diferente ao clima e ao local onde estão instaladas. Respeitando isso e limpando com frequência, você terá peças sempre brilhantes, compondo um belo cenário para seu jardim.

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou lembrou de alguma dica que não citamos? Conte pra gente aqui nos comentários!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

  • Escultura em madeira cedro rosa, de uso interno, pode-se passar oleo mineral? Passei Óleo comprado em farmácia. Funciona?

Deixar comentário.

Share This