Jardim e Paisagismo

Terrário para plantas: 4 dicas para iniciantes

Terrário para plantas
Escrito por quintadellarte

Nos últimos anos, os terrários tornaram-se itens muito populares. Isso porque, além de serem lindos objetos de decoração, eles também são uma maneira de trazer o verde para dentro de casa sem se preocupar com muitos cuidados ou espaço.

Se você é um iniciante na arte da jardinagem e quer montar um terrário para plantas, continue a leitura e confira nossas dicas para começar!

O que é um terrário para plantas?

Os terrários para plantas nada mais são que minijardins montados dentro de potes de vidro ou acrílico, podendo esses serem abertos ou fechados.

Famosos nos anos 70, esses jardins demandam fácil manutenção e são uma ótima escolha para quem gosta de ter plantas em casa, mas não dispõe de muito tempo e espaço.

Quais são as plantas mais indicadas?

Como as plantas ficam restritas ao pote, a temperatura interna e a umidade do local são, em sua maioria, mais altas que as de vasos comuns (principalmente se o recipiente utilizado possuir uma tampa).

Desse modo, é importante buscar espécies tropicais, que além de possuírem pequeno porte e crescimento lento, necessitam desses dois fatores: calor e aquosidade.

Para terrários fechados, algumas espécies ideais são: coração-magoado, violeta-africana, acorus, bromélia-criptantus, musgo-tapete, ripsális, columéia-peixinho e planta-da-amizade.

Já para os abertos: arbusto de elefante, tilândsia, echeverias e outras suculentas de pequeno porte, planta-jade, planta-coração, lithops, dedo-de-dama e cactos no geral.

Como montar um terrário?

Para montar seu terrário para plantas é preciso seguir alguns passos. Abaixo explicamos cada um deles:

1. Selecione o pote

O recipiente em que será construído o terrário deve ser grande o suficiente para as raízes das plantas e pode ser escolhido estritamente para tal ou, ainda, ser um objeto sem uso em sua casa, como uma chaleira, um aquário antigo, uma garrafa ou até mesmo uma bombonière de vidro.

2. Escolha as plantas

O segundo passo é a escolha das plantas. Como citado acima, escolha as mais indicadas para esse minijardim e coloque no mesmo terrário aquelas com características semelhantes. Elas precisarão dos mesmos cuidados e crescerão juntas.

3. Arrume os materiais necessários

Arrume todos os materiais que serão necessários para a construção do jardim:

  • solo leve e de boa drenagem;
  • cascalho e pedrinhas que ajudarão na drenagem e na estética;
  • carvão ativado para evitar odores indesejados;
  • musgo para absorção do excesso de umidade;
  • instrumentos para plantio, como pequenas pinças, pás e luvas;
  • enfeites;
  • pequenos regadores, borrifadores ou conta-gotas.

4. Faça a montagem propriamente dita

Após lavar bem o pote, comece adicionando os elementos de drenagem, que são as pedras, cascalhos e também o carvão ativado, fazendo uma camada de aproximadamente 3 centímetros.

Coloque então o musgo e, por cima, o solo com uma espessura entre 5 e 8 centímetros. Faça pequenos furos para acomodar as plantas. Por fim, adicione pequenos enfeites, como casinhas e animais em miniaturas, e regue.

Quais os cuidados que devo ter com o meu terrário?

Os terrários não necessitam de muitos cuidados, mas é bom ficar atento para que ele esteja sempre bonito e saudável. Para os totalmente fechados, evite a luz direta e os regue apenas durante a montagem. Para os abertos, regue de vez em quando, seguindo as necessidades das espécies escolhidas.

Se perceber o crescimento de alguma erva daninha, retire-a. Caso note o aparecimento de algum fungo, remova as plantas infectadas para evitar que todo o terrário seja contaminado.

Lembre-se também de garantir uma boa ventilação. Ela é fundamental quando há condensação nas paredes do recipiente e evita o apodrecimento das raízes e plantas.

Ter um terrário para plantas em casa é uma maneira de trazer a natureza para perto e ainda ter um item de decoração magnífico. Gostou do conteúdo e quer ver mais dicas de jardinagem e outros assuntos relacionados? Então curta a nossa fanpage no Facebook e acompanhe todas as novidades que compartilhamos com você!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This