Dicas de Decoração

Saiba como cuidar de uma horta vertical suspensa!

Horta vertical suspensa
Escrito por quintadellarte

Você já ouviu falar em horta vertical suspensa? Tendência na decoração — e muito útil para cozinhar —, essa opção é ideal para quem quer dar um toque natural à casa, mas não tem espaço suficiente. Se você deseja preencher paredes vazias, pode apostar nessa novidade em diversos ambientes, como as áreas externas.

Porém, para que os seus temperos e mudas fiquem cheios de vida, é interessante seguir alguns cuidados especiais. Construir uma boa estrutura e escolher as melhores espécies para cuidar ajudam muito nesse processo.

Neste post, selecionamos todas as dicas necessárias para você saber como cuidar desse espaço tão encantador! Confira:

Escolha o espaço ideal

Antes de começar a construir a sua horta vertical, analise e escolha o melhor lugar em sua casa. Você tem uma parede vazia ou sem uso? Verifique se esse espaço recebe bastante luz solar e, em caso positivo, comece a produção.

Primeiro, tire as medidas de altura e largura de todo o espaço. Essa etapa é ideal para calcular o tamanho dos vasos e definir quais espécies se encaixam melhor no ambiente.

Considere um espaço extra para que as plantas não fiquem muito apertadas ou sofram com a metragem reduzida. O ideal é que a área seja funcional e com uma atmosfera bem agradável.

Além de levar muito mais verde, essa alternativa é ótima para cobrir paredes com imperfeições — com rachaduras e tinta descascada, por exemplo.

Defina o que plantar

Agora que você já sabe qual o melhor espaço para criar a sua horta vertical suspensa, que tal escolher quais plantas usar?

Esse modelo de horta permite o cultivo de diversas espécies de acordo com o tamanho e profundidade do vaso. Para recipientes rasos, o ideal é optar por mudas como a cebolinha, o manjericão, a sálvia e o alecrim.

Já para blocos maiores — como os de concreto pré-moldados —, é possível apostar em espécies mais fortes e, inclusive, algumas leguminosas. Na hora da escolha, considere também outros fatores: a incidência de luz solar no local desejado e as necessidades de cada muda precisam ser levadas em conta.

Crie uma base modular

Chegou o momento de criar a sua pequena horta! Mas, para isso, você precisará escolher entre os diferentes modelos de construção.

O mais conhecido deles é produzido em formato de bolsos, com material semelhante ao feltro. Sustentável, essa opção possui argolas de metal próprias para serem penduradas na parede. Muito fácil de colocar em prática. 

A segunda opção são os “berçários para plantas”, que nada mais são do que bandejas de plástico com divisórias, posicionadas em um ângulo de 30 graus. Os furos são feitos na parte inferior para facilitar a drenagem da água e a aeração.

Por último, há os cabides de vasos. Se você deseja uma decoração mais delicada, essa é a escolha perfeita! Neste caso, os suportes são presos na parte traseira dos vasos e, posteriormente, instalados na parede.

A vantagem é que todo o cabide fica camuflado e o resultado torna-se ainda mais surpreendente. Muito resistentes, esses suportes são recomendados para vasos mais pesados — e para ambientes que recebem fortes correntes de vento.

Pense nos cuidados básicos

Pronto! A sua horta vertical suspensa já está finalizada. Agora, é preciso atenção à manutenção diária de suas suas plantas.

É importante considerar os cuidados de irrigação e drenagem, sempre observando a terra. Uma boa dica é colocar o dedo ou um palito e checar se ela está seca ou úmida. Jamais permita que os vasos fiquem encharcados. 

Para quem busca por praticidade, é possível apostar em um sistema de irrigação por gravidade. Neste caso, você precisará instalar uma gotejadora e conectar pontos em cada vaso. Essa é uma forma muito eficaz de proporcionar umidade para toda a sua estrutura.

Para um bom crescimento e desempenho da sua horta, invista na adubação frequente: o recomendado é realizar uma adubação química de NPK durante o verão com a composição especial para cada espécie. Já nos dias mais frios, os adubos orgânicos são os mais indicados.

Uma horta vertical suspensa pode mudar o visual de qualquer ambiente. Para mais dicas, confira também o nosso post sobre a tendência do jardim vertical na decoração!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

Deixar comentário.

Share This