Dicas de Decoração

Jardim zen: um diferencial para começar 2018 com novas energias

Escrito por quintadellarte

Com o dia a dia agitado das grandes cidades, ter um espaço para relaxar é algo essencial. Esse é o caso do jardim zen, também conhecido como jardim japonês — um espaço próprio para descansar e meditar.

Atualmente, é comum encontrar essa estrutura em casas ou escritórios, sendo uma opção prática e acessível para quem quer melhorar a qualidade de vida e bem-estar do ambiente. O melhor de tudo é que o jardim pode ser feito em locais amplos ou até em forma de miniatura.

Neste post, você vai descobrir como criar o seu espaço de tranquilidade e começar 2018 com ótimas energias. Confira!

O conceito de jardim zen

Também conhecida como jardim seco ou japonês, essa estrutura foi criada no Japão, há mais de três mil anos e, até os dias atuais, é utilizada em todo o mundo para as práticas de meditação.

A parte interessante é que essa ideia pode ser aplicada na criação de itens em miniatura ou na composição de um amplo espaço. Nos dois modelos, você encontrará areia, diferentes tipos de pedras ou pedriscos e plantas decorativas.

Na filosofia budista, quando unidos, tais itens representam os elementos naturais, como o oceano, as montanhas e a floresta. Em outras palavras, o jardim zen pode ser considerado o um perfeito retrato da natureza.

Para que serve esse estilo de jardim

Muitas vezes, nos encontramos em situações estressantes e tudo o que desejamos são aqueles minutos de tranquilidade. O jardim zen é uma excelente alternativa de relaxamento, já que nos permite parar por alguns instantes, acalmar a mente e controlar a ansiedade.

O objetivo é contemplar o visual durante os momentos estressantes e, ao contrário do que muitos imaginam sobre a meditação, você não precisa gastar horas nesse espaço — cinco minutos por dia já é o suficiente!

A principal vantagem é que você não precisará de um amplo espaço para construir essa estrutura. Nesse caso, é possível aproveitar um jardim da área externa ou, até mesmo, reservar um local especial no interior da sua casa. Aqui, o mais importante não é o seu tamanho, mas sim os elementos da sua composição.

Passo a passo para criar o seu jardim

Gostou da ideia de criar um jardim japonês no seu lar? Na hora da montagem da sua primeira estrutura, você deverá se lembrar de três quesitos fundamentais: a escolha do espaço ideal, a simplicidade do visual e a fluidez. Para te ajudar na tarefa, criamos um passo a passo completo:

Materiais

  • ferramentas de jardinagem;

  • produtos de proteção contra ervas daninhas.

  • areia e seixos;

  • pedras, pedriscos, rochas e plantas decorativas;

  • itens de iluminação.

Espaço

O primeiro passo, é identificar qual o melhor espaço para a criação do seu jardim. Caso seja uma área externa, elimine as ervas daninhas e matos de toda a superfície. Se necessário, utilize produtos especiais para essa finalidade. Em seguida, preencha o local com areia — esse elemento é essencial para retratar o mar e a tranquilidade. Você ainda pode usar seixos para proporcionar mais consistência ao solo.

Inclua as pedras e pedriscos para representar as rochas e ilhas presentes na natureza. O segredo para produzir o jardim zen é manter o visual harmônico. De acordo com a tradição, o ideal é utilizar as pedras em números ímpares e posicionadas de modo simétrico.

Ornamentação

Para caprichar na decoração, não se esqueça das plantas e flores. Uma boa dica é preferir as espécies orientais, como as magnólias, cerejeiras ou azaleias. Pequenos arbustos também são excelentes pedidas, principalmente para delimitar caminhos.

Iluminação

Por último, invista em um projeto luminotécnico especial para o espaço. Para esse estilo, o recomendado é aplicar uma iluminação com toque misterioso, utilizando lâmpadas quentes e posicionadas em pontos estratégicos. Aposte também em velas para criar um jogo de sombras convidativo.

Sem dúvidas, o jardim zen é uma ótima alternativa para começar 2018 com o pé direito! Para acompanhar outras dicas sobre decoração para ambientes internos e externos, curta já a nossa página no Facebook

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This