Jardim e Paisagismo

Jardins pequenos: saiba como planejar e manter

Escrito por quintadellarte

Quem ama plantas, mas vive em apartamentos ou casas pequenas, geralmente sonha em criar um espaço verde. Se você se identifica com essa situação, vamos mostrar que jardins pequenos podem ter muito charme.

Para isso, listaremos alguns estilos, dicas de plantas, elementos para valorizar o ambiente etc. Acompanhe e veja que, mesmo na decoração de ambientes, os melhores perfumes podem estar nos menores frascos!

Jardins pequenos: como ter um?

Jardins pequenos podem ser compostos por vasos ou cantinhos delimitados por tijolos, pedras, madeiras etc. Eles podem ser internos ou externos, além de poderem ocupar uma parede do ambiente.

No entanto, o fundamental é planejar o espaço e optar por plantas de pequeno a médio porte, que atendam às exigências de luz e ar necessárias ao desenvolvimento (daremos algumas dicas adiante).

Alguns estilos de jardim

Dependendo do seu gosto e da arquitetura e decoração do seu espaço, você pode optar por vários estilos de jardim:

  • inglês: valoriza formas naturais sem muito rigor estético;

  • francês: oposto ao anterior, preza por linhas retas, geometria e simetria. Valoriza o domínio do homem sobre a natureza;

  • italiano: mistura flores, árvores frutíferas e arbustos, com vasto uso de estátuas e chafarizes;

  • japonês: um convite à paz e à serenidade, com o uso de diversos elementos na composição (água, pedras, madeira, peixes);

  • desértico: com pedras e vegetação de região árida. Pode seguir uma linha orgânica ou contemporânea;

  • tropical: reproduz uma paisagem natural tropical e subtropical, misturando tipos de planta, cores e texturas.

O interessante é que todos eles podem ser aplicados independente do tamanho disponível. Basta que você tenha carinho, planejamento e cuidado na execução.

Melhores plantas para lugares pequenos

O primeiro passo é se atentar ao ambiente disponível. Para jardins pequenos internos, escolha plantas que exijam menos exposição à luz natural direta e que tenham raízes menos profundas. Já para os externos, o cuidado também está nas condições naturais: analise a quantidade de sol, vento e chuva.

Algumas plantas são mais fáceis de cuidar e se adaptam bem a espaços reduzidos, como: azaleias, gardênias, camarão, buxinhos, lírio da paz, comigo-ninguém-pode, dinheiro-em-penca etc. Suculentas e cactos podem ser uma ótima opção para quem não tem muito tempo para se dedicar ao seu espaço verde.

Benefícios de um jardim

Não é à toa que muita gente sonha em ter um jardim: ele é uma boa alternativa para descansar os olhos e esquecer a rotina e a correria. Por isso, é preciso optar por um estilo que mais combine com você.

Outro benefício é que jardins são terapêuticos. Mexer na terra e nas folhas pode ajudar quem sofre de ansiedade e depressão, além de ser uma boa pedida para melhorar a concentração.

Elementos para valorizar seu jardim

Para que jardins pequenos tenham todo charme, é importante criar um ponto central de atenção. Para isso, coloque nele uma estátua e trabalhe a área a partir dela. Quem pretende fazer um jardim suspenso pode escolher uma fonte de parede, que, com certeza, vai conferir ao espaço um toque especial.

Você pode, ainda, colocar nele um belíssimo chafariz para curtir o delicioso som de água corrente. Se deseja valorizar sua religiosidade, decorá-lo com santos é uma ótima alternativa. O importante aqui é atender aos seus desejos e sonhos, planejando e investindo para criar um ambiente de puro deleite!

Gostou de saber mais sobre jardins pequenos? Ficou animado para fazer o seu? Então não deixe de conferir nossas dicas para transformar o seu quintal em uma área de lazer!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This