Dicas de Decoração

Porcellani: como surgiu a porcelana italiana?

Escrito por quintadellarte

Pensar na decoração de um ambiente é fundamental para ter mais funcionalidade, beleza e, claro, personalidade em cada cômodo. Para alcançar esse efeito, vários detalhes precisam ser considerados em um projeto de interiores, como a cor das paredes, o tipo de revestimento que será usado, a mobília e, inclusive, os demais elementos decorativos. E, quando falamos em itens capazes de decorar um espaço, automaticamente, muitas pessoas logo pensam na famosa porcelana italiana.

Presente há décadas em diversas residências mundo afora e carregando uma história ímpar, tal material já se transformou em sinônimo de beleza e tradição. Ao usá-lo, todo e qualquer indivíduo conseguirá, em questão de segundos, deixar um determinado espaço mais agradável e refinado, capaz de transmitir um pouco da essência dos seus moradores.

Mas afinal, será que você sabe como surgiu a porcelana italiana, como usá-la em uma decoração e a maneira certa de manter o seu visual sempre impecável? Se respondeu “não” a uma dessas perguntas, saiba que está no lugar certo. Neste post, abordaremos os detalhes que envolvem esse elemento e daremos algumas dicas para que você o aproveite da melhor maneira. Confira!

Qual a história da porcelana italiana?

Há muitos anos, a porcelana pode ser encontrada nos mais diferentes tipos de residências e tem, basicamente, o objetivo de embelezar e valorizar um determinado ambiente. No entanto, poucas são as pessoas que, de fato, conhecem a história por trás desse material tão antigo e charmoso.

Para quem não sabe, a porcelana foi, primeiramente, produzida na China, por volta dos séculos VII e X — ainda durante a dinastia Tang. Na época, tal elemento foi um resultado da mistura de dois componentes minerais: o caulim e o feldspato que, uma vez aquecidos em temperatura elevada, resultaram em um produto de diferentes formatos e que apresentava um aspecto muito similar ao do vidro.

Porém, o tempo passou, e Marco Polo, após chegar ao Oriente, conheceu essa criação e resolveu levá-la para o Ocidente — tendo a denominado de porcellana. O termo diz respeito a um molusco, que tem uma concha branca e muito brilhante, exatamente como é o aspecto dos itens fabricados a partir do material.

Foi então que, em 1575, em Florença, em uma tentativa de reproduzir a porcelana chinesa, os italianos começaram a utilizar uma fórmula composta apenas por argila e vidro, mas que não causou muito sucesso, já que a sua consistência era bem mais mole que a original.

No ano de 1707, porém, os alemães químicos Ehrenfried Walter von Tschirnhaus e Johann Friedrich Bottger, finalmente, conseguiram descobrir o segredo para produzir a porcelana de uma maneira que o composto tivesse um visual belo e, ao mesmo tempo, durável. A partir de então, ela passou a ser fabricada e comercializada não somente na Europa, mas em outros lugares do globo. 

Como usar esse material sofisticado na decoração do lar?

Depois de conhecer a história da porcelana italiana, o que acha de descobrir alguns truques infalíveis para levar esse material ao seu lar? Já adiantamos que essa tarefa é bem simples e pode ser realizada de diferentes maneiras. A seguir, contamos algumas alternativas interessantes.

Louças

A sua cozinha ou sala de jantar pode ficar mais bela com o uso de louças em porcelana. Além de ajudar a servir os convidados durante uma refeição, esse tipo de produto é excelente para manter a decoração de determinados ambientes mais charmosa e repleta de informações. Dos itens constantemente usados, podemos citar copos, jarros, pratos, vasilhas e qualquer outro adorno capaz de facilitar as atividades.

Outro ponto interessante é que, com o uso da porcelana, é possível criar combinações exclusivas e que conversem bem com o estilo dos moradores. Basta eleger aquelas peças que melhor combinem com o seu perfil e com o restante da decoração do lar, como:

  • jogos com cores e estampas românticas;
  • jogos com visual provençal;
  • jogos compostos por detalhes rústicos;
  • jogos que apresentam um aspecto vintage.

Vasos

Além das louças, o uso de vasos de porcelana é uma excelente saída para repaginar a decoração de uma casa ou apartamento. Tais elementos podem ser usados sozinhos ou com flores e arranjos de plantas, como uma maneira de adicionar pontos de cor e mais vida no cômodo.

Contudo, esse mercado é bastante diverso e há variados tipos de vasos disponíveis — o que pode causar uma certa dúvida na hora de integrá-los em um projeto. 
Para não errar, a recomendação é sempre prezar pelo equilíbrio. O espaço já é bastante colorido e apresenta muitas estampas? Nesse caso, o ideal é investir em adornos neutros e pautados por cores claras, como o branco, o bege e o off-white.

Agora, se você tem uma área composta por cores sóbrias e deseja diversificá-la, vale apostar em vasos estampados e com texturas, garantindo, assim, um resultado repleto de personalidade, originalidade e estilo.

E não é só isso. Existem também outras dicas que devem ser consideradas ao longo da escolha das suas peças. São elas:

  • vasos com plantas devem ser posicionados perto de janelas ou áreas onde haja boa iluminação;
  • o vaso de porcelana funciona bem em ambientes compostos pelo estilo rústico e clássico;
  • para um espaço com atmosfera romântica, prefira as porcelanas coloridas, porém claras. O azul e o rosa bebê são excelentes alternativas;
  • as versões menores podem ser usadas, tranquilamente, no centro de mesas, em aparadores ou em estantes. 

Outros itens

Para espaços que têm uma proposta rústica, lúdica ou infantil, ainda é possível aproveitar outros itens fabricados a partir da porcelana italiana. Porta-retratos e pequenas esculturas são os mais procurados para essa finalidade.

Normalmente, tais peças são usadas, unicamente, com a intenção de decorar o cômodo, sendo posicionadas em estantes, mesas de centro, racks ou prateleiras. Use a criatividade!

Quais são os principais cuidados para conservar a porcelana italiana?

De nada adianta comprar a mais bela e cara porcelana italiana do mercado se, no fim das contas, você não souber como cuidar de sua manutenção. Quando usados da maneira equivocada, esses produtos, tão frágeis, podem se deteriorar rapidamente — e todo o seu investimento irá por água abaixo.

Se deseja evitar dores de cabeça e garantir itens decorativos impecáveis por um longo período, anote as nossas dicas agora mesmo.

Limpe sempre

Assim como qualquer objeto exposto, a porcelana pode acumular uma certa quantidade de poeira com o passar dos dias — esse efeito ainda costuma se intensificar caso a peça apresente detalhes especiais ou muitas texturas. 

Como uma forma de remover a sujeira, procure, frequentemente, passar na superfície do material um tecido de microfibra seco ou uma escova com cerdas bem macias. Ambos são excelentes para alcançar as cavidades do material e mantê-lo limpo e apresentável.

Armazene em um local adequado

A porcelana italiana é um dos materiais decorativos mais sensíveis que existem. Por isso, é recomendado o máximo de cuidado na hora de guardar esse tipo produto.

No caso das louças ou vasos que não estão sendo usados, evite armazená-los no mesmo espaço das peças tradicionais, preferindo locais específicos para a porcelana. É importante escolher uma área que seja de fácil acesso, tenha altura mediana e sem grandes variações de temperatura.

Lave a porcelana adequadamente

Você tentou eliminar a sujeira da porcelana apenas com pano e escova e, mesmo assim, não conseguiu? Tudo bem! Nesse caso, é possível higienizar o material com água, desde que você tenha alguns cuidados:

  • jamais utilize lã de aço. Apenas é permitido o uso de uma esponja leve e macia;
  • aplique somente detergente ou sabão neutro;
  • não use produtos químicos potentes para limpar esse material. Lembre-se: estamos falando de um item bastante delicado.

Viu só? Com essas informações, ficará mais fácil decorar a sua casa e conservar a porcelana italiana da melhor maneira possível. 

Se você gostou do conteúdo e está em busca de bons produtos para o seu espaço, aproveite o momento e confira a seleção exclusiva disponibilizada em nossa loja virtual. Esperamos a sua visita!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This