Datas comemorativas

6 dicas de reciclagem e decoração para um jardim mais sustentável e sofisticado!

Escrito por quintadellarte

São os detalhes de um espaço que o deixam com a cara de seus donos, não é mesmo? Aquele vasinho de flores num lugar estratégico ou uma estampa específica aplicada nos azulejos, tudo isso são toques finais que refletem a personalidade de quem vive ali.

Se você está em busca de personalizar seu jardim e torná-lo um espaço ainda mais aconchegante, trouxemos aqui algumas dicas infalíveis!

Veja como reutilizar materiais que seriam descartados e unir reciclagem e decoração para seu jardim:

1. Garrafas de vidro

Se você gosta de vinho, essa é uma ótima forma de aproveitar recipientes que seriam descartados. Garrafas de vidro de vinho ou outras bebidas podem ser reutilizadas de milhares de formas na decoração de um jardim.

Experimente usá-las como suporte de velas durante um jantar, ou como base de lâmpadas para iluminar o caminho. Utilizadas inclusive em estabelecimentos refinados, essa é uma decoração sustentável muito charmosa.

2. Xícaras

Um jardim bem cuidado sempre atrai criaturinhas como insetos e pássaros, não é mesmo? Se você gosta de receber tais visitas, a dica é utilizar xícaras e pires antigos e sem uso (como aqueles com rachaduras, por exemplo) em lugares estratégicos, com diferentes tipos de alpiste.

Você pode colá-los nas cercas ou pendurá-los em árvores. Além de alimentar os passarinhos, as xícaras antigas darão um toque mágico ao jardim.

3. Vidros de conserva

Jardins são espaços que exigem manutenção, e é natural que você precise de um espacinho para guardar suas ferramentas. Vidros de conserva são uma boa saída para estocar pequenos objetos, daqueles que precisamos com frequência.

Eles dão um toque aconchegante e caseiro ao local, e podem ser personalizados de inúmeras formas — pintados com tinta, encapados com tecido ou o que a sua criatividade mandar: você escolhe!

4. Caixotes de feira

Essas caixas de madeira, objetos tão corriqueiros da nossa rotina, têm potencial de se tornarem peças muito úteis de decoração. A dica, nesse caso, para jardins, é usá-las como estantes para armazenar ferramentas e outros objetos.

Caso seu jardim possua um espaço de convivência, os caixotes de feira podem servir de mesinhas de centro ou banquinhos. Personalize-os com suas cores preferidas!

5. Latas e panelas

Se você gosta de dar um toque inusitado à decoração de sua casa, esta dica vai te agradar. Usar latas usadas, como as de achocolatado, como vasinhos para plantas já é um truque conhecido, não é mesmo?

Para personalizá-las, basta pintar. Contudo, outro objeto que pode ser usado para plantar pequenas mudas são panelas antigas. Seu jardim vai ficar com uma decoração divertida!

6. Móveis antigos

Sabe aquele criado-mudo que já está super velhinho, mal conseguindo ficar em pé? Ou janelas de madeira que, na reforma da casa, acabaram ficando de lado? Eles podem ser reutilizados na decoração do seu jardim!

As gavetas do criado podem ser usadas como divisórias, por exemplo, para separar tipos de plantas diferentes, e as janelas podem servir de apoio para pequenos vasinhos, como uma estante.

Viu como unir reciclagem e decoração dá certo? Com essas dicas, seu jardim vai ficar muito mais personalizado e aconchegante. Se você já pretende colocar a mão na massa, veja como fazer um planejamento de jardim e se prepare!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This