Existem vários fatores que influenciam a saúde das plantas e elas mostram alguns sinais que devemos ficar atentos, como as folhas amareladas. Existe um nome específico quando elas estão dessa forma: a clorose, que é a produção reduzida de clorofila. As causas podem ser desde fungos e pestes, excesso ou falta de água até falta de nutrientes. Nesse caso, a plantinha está doente e é preciso cuidados para resolver esse problema e ela não venha a morrer.
Para que isso não aconteça com as plantas do seu jardim, é necessário alguns cuidados. Por isso, leia este post até o fim, pois vamos ajudar você nessa tarefa. Boa leitura!
Adube a terra
A falta de adubo deixa as folhas amareladas e acaba por prejudicar o crescimento das suas plantas, por isso, é necessário adubar de forma correta. Oferecer a quantidade de adubo necessária para elas as mantém saudáveis, assim, o ideal é manter uma rotina de adubação da terra. Cada espécie tem a sua necessidade, veja a quantidade correta e cuide dela muito bem.
Você pode fazer adubo orgânico em casa, a ideia é ter um espaço reservado para isso, geralmente em caixas. Para fazê-lo, você pode colocar cascas de ovos, de frutas, verduras, borra de café, chás e grãos. Coloque em um recipiente e cubra com serragem, folhas secas, palhas ou qualquer outro tipo de material seco. O processo de compostagem dessa matéria orgânica dura em torno de 30 dias.
Combata as pragas
As pragas são um problema mais comum do que se imagina, podem ser insetos, fungos, vírus e até mesmo bactérias. Quando suas plantas estão com um desses bichos, aparecem manchas amarelas de diferentes tonalidades nas folhas e no caule, também aparecem furos pequenos ou as folhas podem ser comidas pelas bordas.
Para resolver esse problema, o ideal é fazer repelentes orgânicos, trocar toda a terra do vaso e prestar mais atenção à adubação nos meses iniciais. Existem muitas receitas caseiras para preparar o seu próprio repelente, que podem ajudar muito a recuperar as suas plantas. Se as pragas que atacam as suas plantas forem fungos, pode ser que a terra esteja muito úmida, algo que agrava o problema.
Saiba a periodicidade da rega
Regar demais as plantas é a principal causa para esse problema. Cada espécie tem sua forma de cuidado, algumas não precisam de muita água e, talvez, recebam uma quantidade muito acima do necessário. Água demais pode afogar a planta e, por consequência, apodrecer as raízes.
O contrário também acontece, quando a planta não recebe a quantidade adequada de água, as folhas ficam amareladas — mais na parte inferior —, secam e caem. Nesse cenário, você deve regar até que a água escorra pelos furinhos de drenagem. Contudo, lembre-se de que deve ser um pouco, se sair muita água, você colocou uma quantidade excessiva.
Esses são alguns dos cuidados que devemos tomar para evitar folhas amareladas nas plantas. Lembre-se de que cada uma tem as suas particularidades e, sendo bem cuidadas, elas estarão lindas e saudáveis o ano todo.
Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook para ver mais posts como este!