Dicas de Decoração

10 ideias para transformar o quintal em uma incrível área de lazer

Escrito por quintadellarte

Muitas pessoas ignoram o espaço externo da casa, mas você já imaginou que ele pode se tornar um incrível ambiente de entretenimento? Com alguns ajustes e melhorias, é possível transformar o quintal em uma área de lazer incrível. Com algumas mudanças, ficará muito mais simples relaxar após um dia estressante no trabalho ou até mesmo receber os amigos para um churrasco. 

As áreas de lazer são muito comuns em condomínios fechados e fazem muita diferença na valorização de um imóvel. Ter um espaço confortável bem montado é uma garantia para se ter bons momentos com a família e os amigos. Assim, é muito indicado que casas tenham esse espaço. Utilizar o seu quintal para isso é uma alternativa boa e barata para trazer o bem-estar que faltava no seu lar.

Pensando nisso, separamos este post para apresentar diversas dicas de decoração para criar uma área de lazer no quintal. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Aposte em um espaço gourmet

Quem disse que diversão não combina com um bom prato de comida? Para reunir os amigos para um almoço de domingo, a ideia é instalar uma churrasqueira ou um forno à lenha. Para complementar, uma mesa de jardim dará conta do recado. A sugestão nesse caso é arrumar o recinto para que ele proporcione uma estrutura suficiente para a preparação de refeições.

2. Escolha um canto para descansar

Se sua pretensão é apenas relaxar depois de um longo dia de trabalho, então, uma pequena área do quintal atenderá o seu desejo. Separe um espaço para descansar e use pallets para construir uma cama ou um sofá. Complete com um colchão e muitas almofadas para criar um ambiente perfeito para colocar a leitura em dia.

3. Instale uma rede

Que tal transformar o quintal em uma área de lazer com pouco dinheiro? Para esse objetivo, a rede é ideal, pois não custará muito. Além de deixar o ambiente mais aconchegante, a rede também fará um convite ao merecido descanso no fim do dia. Nada mal, não é?

4. Decore com vários objetos

Se você quiser fazer apenas uma mudança rápida e sutil, então, a dica é inserir itens diferentes para alegrar o ambiente. Pode ser uma pequena estátua, almofadas coloridas ou simples vasos de flores. Certamente, qualquer peça que colocar no local dará um up ao seu quintal.

Apostar em cores alegres também é uma ótima dica. Você pode, inclusive, pintar uma parede para a renovação da área. Essa é uma ótima opção para quem não quer investir em uma reforma ou não pretende fazer grandes alterações nesse espaço da casa.

5. Coloque móveis em um puxadinho

Ter uma sala do lado de fora é uma boa alternativa. Basta instalar móveis em um espaço armado e decorar da forma que quiser, já que a área estará coberta. Deixe vasos ao redor do espaço para criar uma atmosfera confortável. Dessa forma, certamente esse se tornará o seu canto preferido da casa.

6. Invista no vertical

Se você mora em apartamento e acha que é impossível ter uma incrível área de lazer nesse ambiente, está enganado. Para driblar a falta de metragem, é só usar a criatividade. Os vasos, por exemplo, podem ficar pendurados. Não é necessário abdicar do entretenimento na varanda por conta do local reduzido.

7. Coloque banquinhos com almofadas

Muitas vezes, o local disponível é pequeno ou em formatos diferentes. Contudo, com a instalação de bancos com almofadas, balcões e até vasinhos de flores no local, o quintal ganha uma maior funcionalidade sem perder muito espaço. Você vai poder receber seus amigos e familiares nos horários de lazer sem se preocupar com o conforto do lugar e pode até mesmo servir aperitivos sem precisar de mesas grandes.

A maioria dos móveis da área externa ficam sujeitos a mudanças climáticas, como a chuva e o sol, então, não podem estar desprotegidos ou serem feitos de qualquer material. Dessa maneira, uma ótima alternativa é optar por estofados com materiais impermeáveis, como acquablock, plástico e couro. Já as estruturas dos móveis podem ser feitas de plástico, fibra natural e sintética, e até mesmo com madeira impermeável.

8. Pense nos acabamentos

Utilizando as churrasqueiras como exemplo, elas normalmente são feitas com tijolos ou concreto por um motivo: são materiais seguros para ficar em contato com o fogo. Assim, mesmo que esse tipo de acabamento não combine com o seu estilo, você deve evitar materiais que não são indicados para churrasqueiras, como papel de porcelanato, já que não são resistentes a chamas.

Assim, a depender do espaço e objetos dispostos, opte por materiais que, além de bonitos, sejam indicados para o local. No caso das churrasqueiras, o uso de mármore e aço inox seria uma boa ideia. Procure soluções criativas e que agreguem valor ao seu ambiente, a fim de torná-lo mais seguro, atraente e confortável.

9. Faça um bom projeto de paisagismo

Muitos acham que é caro contratar consultoria de arquitetura para planejar os seus espaços domésticos. Entretanto, essa etapa é muito importante não só para garantir um bom resultado, como também para dar conforto e segurança ao espaço.

Assim, planeje o seu projeto junto com um arquiteto, a fim de ter certeza de que as suas ideias são praticáveis na sua área de lazer. O profissional pode fazer um trabalho de acordo com as suas demandas. Além disso, um bom projeto deve contar com todos os tipos de preocupações, como a parte elétrica, jardinagem, construção, entre outros. O investimento nessa etapa vai fazer muita diferença no resultado.

10. Integre a área com a piscina

Normalmente, a área de lazer é composta por bancos, mesas, cadeiras e até churrasqueiras, e se desejar tornar o local ainda mais prazeroso, integrar com uma piscina é uma ótima ideia. As piscinas não se limitam às casas de campo e são perfeitas para dias quentes. São inúmeras ideias que atendem tanto espaços grandes quanto os pequenos. O importante é pensar bem no projeto, desde a praticidade aos usuários até a manutenção e limpeza do lugar.

Se pretende integrar a piscina na sua área de lazer, o ideal é que seja feito no momento da construção da casa. Contudo, isso não impede que ela seja colocada posteriormente. Existem diversas opções nesses casos, como piscinas de vinil, concreto e fibra de vidro, e que podem ser feitas em qualquer formato ou tamanho, conferindo o charme que faltava na sua área de lazer.

Ademais, os cuidados devem ser feitos constantemente, pois piscinas precisam de higienização para evitar fungos e bactérias. Filtre a água com frequência e mantenha área de lazer do quintal sempre limpa para o uso.

Agora, saiba, que a Quinta Dell’Arte tem diversos artigos decorativos que podem ser o que faltava na sua composição. Acesse nosso site e confira!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This