Dicas de Decoração

Como fazer uma boa escolha de refletor para jardim?

Escrito por quintadellarte

Uma iluminação correta é muito importante para um belo jardim ser bem aproveitado. As luzes proporcionadas pelo refletor para jardim fazem com que toda a beleza do local seja observada durante a noite e, além disso, que nos dias quentes possa ser aproveitado como área de lazer e convivência. 

Mas qual refletor escolher? Quais critérios devemos levar em consideração? Cada detalhe é importante para deixar o jardim bonito. Neste post, vamos ajudar você a entender qual opção é melhor para a sua casa. Confira!

O que é um refletor para jardim?

Dentre os muitos componentes que podem criar uma iluminação maravilhosa, o refletor é um elemento importante. Trata-se de uma luminária com sistema óptico funcionando como um espelho, direcionando a luz para um foco específico. 

Esse tipo de iluminação é indicado para destacar determinados objetos ou uma área específica. Proporciona também efeitos de claro e escuro podendo, ainda, dar volume aos arbustos e destacar as copas das árvores, entre outras funções.

Quais são os tipos de refletores existentes?

Existem diversas tecnologias disponíveis no mercado. As halógenas são muito populares em projetos de jardim, pois têm um índice muito satisfatório de reprodução de cor. Porém, é possível que essa lâmpada prejudique a vegetação por emitir calor, queimando algumas folhas ou ressacando a planta.

Já os refletores de LED não esquentam, garantindo a saúde das plantas. Também possuem uma intensidade grande de luz, proporcionando uma iluminação bem bonita. Outra vantagem desses refletores é a economia, pois consomem menos energia e deixam a conta de luz mais baixa.

Existe, ainda, a fibra ótica, em que a luz se ramifica em vários pontos por meio de apenas uma ou poucas fontes de luz. Esse tipo de iluminação também não emite calor, garantindo que as plantas não sejam prejudicadas. 

Qual temperatura de cor utilizar?

Essa característica é muito importante, porque influencia diretamente no clima do ambiente. As cores chamadas de baixas ou quentes são as mais amareladas. Elas oferecem um ar mais sofisticado ao jardim e proporcionam mais conforto e descanso para o olhar.

Já as luzes frias, as brancas, funcionam melhor caso o objetivo seja dar destaque a um determinado elemento da paisagem. Existem também luzes verdes, que proporcionam para as vistas o mesmo conforto das amarelas e funcionam muito bem para destacar a copa das árvores.

Onde colocar o refletor para jardim?

O resultado final vai depender de onde os refletores serão instalados. Então, na hora da compra é necessário ter em mente o projeto, para saber quantos serão necessários. Para ter o efeito backlight ou selva, que forma sombras e vultos, você vai precisar espalhar refletores entre a vegetação. 

Se o objetivo for iluminar todo o jardim uniformemente, invista em postes para os refletores. Se o seu jardim tem objetos como chafariz, esculturas ou mesmo arbustos que você queira destacar, procure refletores com o feixe bem direcionado. Existem também os tipos up light, que ficam embutidos no chão, iluminando de baixo para cima, indicados para destacar troncos de árvores.

Observando todos esses critérios com cuidado, os refletores para jardim serão escolhidos adequadamente e a vegetação da sua casa ficará muito bonita durante a noite.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que mais amigos também possam aprender a iluminar o jardim!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This