Jardim e Paisagismo

Como criar um jardim japonês incrível? Veja 4 ideias

Escrito por quintadellarte

O jardim japonês tem como base as filosofias orientais, e vai muito além da disposição e combinação das plantas e demais elementos. Além da beleza e de algumas características específicas, a ideia é promover relaxamento em ambientes que possam contribuir para a meditação e a reflexão.

Contudo, você não precisa criar um projeto totalmente do zero para conseguir um jardim agradável e com características orientais. Basta introduzir alguns elementos-chave para conquistar um espaço bonito e tranquilo. E, para ajudar você nessa tarefa, listamos 4 dicas incríveis para aplicar no seu jardim japonês. Confira!

Conheça os principais elementos de um jardim japonês

Para ser considerado um jardim japonês, o espaço precisa ter alguns elementos específicos. Entre eles, podemos mencionar a presença de seixos, fontes de água (como riachos e cascatas), lamparinas e um terreno revestido com grama japonesa e/ou brita branca ou amarela.

Além disso, nesse tipo de jardim são usadas poucas espécies de plantas, mas elas costumam ser bonitas e posicionadas em local de destaque. Você pode escolher entre o bambu, as glicínias, as camélias e a cerejeira.

Agora, confira 4 dicas para organizar o seu jardim oriental

Um jardim japonês é caracterizado pela harmonia entre os elementos e por sua beleza delicada. Assim, para criar um ambiente tranquilo e relaxante na sua casa, vale a pena observar as dicas que separamos a seguir.

1. Aposte na mistura de cores

Usar bem as cores é muito importante para o equilíbrio do seu jardim oriental. Como a ideia é transmitir tranquilidade, as tonalidades geralmente são mais delicadas e menos contrastantes. Nesse caso, é legal usar pontos de cores para deixar o espaço mais alegre — ou criar padrões.

A combinação de branco e vermelho, cores da bandeira japonesa, também é muito bem-vinda. Mas sempre tome cuidado para evitar excessos!

2. Escolha bem as espécies do seu jardim

Algumas espécies de plantas são bastante usadas em projetos de jardinagem em estilo oriental. Além das que já citamos anteriormente, você também pode apostar em azaleias, eugênias e tuias. Os bonsais — aquelas árvores em miniatura cultivadas com uma técnica japonesa — também são ótimas opções.

3. Use enfeites de jardim

Os enfeites de jardim deixam qualquer projeto mais interessante. Elementos como lanternas japonesas e postes de iluminação costumam adicionar um toque todo especial e característico ao seu jardim japonês. Aproveite para usar esses elementos para criar cantinhos de meditação e relaxamento.

4. Mantenha o seu jardim sempre organizado

Os japoneses são conhecidos pela organização, disciplina e atenção aos detalhes. Por isso, se você quer que o seu jardim tenha um aspecto oriental, é muito importante mantê-lo sempre bem cuidado. Nesse caso, apare as plantas, remova as ervas e mantenha o espaço sempre limpo e organizado.

Um jardim japonês é um verdadeiro convite para o autoconhecimento. Por isso, funciona perfeitamente como um refúgio ante a agitação do dia a dia. Além do mais, criar e cuidar do seu jardim pode ser bastante terapêutico. Vale a pena experimentar!

Gostou das dicas? Então, aproveite para conferir outras matérias interessantes para seu jardim. Até a próxima!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This