Embora possa parecer uma tarefa complicada, montar um jardim de inverno na sua casa é mais fácil do que você imagina. Essa é uma tendência cada vez mais valorizada, especialmente em casas que não possuem uma área externa. Ele dá uma vida nova à casa e, como é fácil de manter e conta com várias plantas disponíveis, se torna uma ótima forma de decoração.
No post de hoje, vamos mostrar algumas dicas para você montar seu jardim de inverno.
1. Escolha o local adequado
Grande parte das casas e apartamentos não vem com uma área específica para ele, portanto, você pode utilizar áreas alternativas como o vão de escadas, varandas, sacadas ou mesmo pequenas salas.
Lembre-se sempre de escolher locais bem arejados e com iluminação natural e que não é necessário ter teto. Uma porta ou uma divisória em vidro é uma opção bastante procurada.
2. Escolha as plantas com cuidado
As plantas vão o definir a decoração do jardim de inverno. Procure tipos mais resistentes, que mantêm a aparência por mais tempo e que se adaptem melhor ao interior da casa. Dentro dessas características, temos a Yucca, as Dracenas, o Lírio da paz, a Pacova e a Espada de São Jorge, por exemplo.
3. Preste atenção aos outros itens da decoração
Além das plantas, o material utilizado na elaboração do jardim também é importante para personalizar a decoração. Você pode optar por um tom mais rústico ou por um ar mais moderno.
Elementos como vasos de concreto, pedras decorativas, lareiras e móveis de madeira existem em diversos formatos e cores. Se seu jardim for limitado em espaço, uma ideia é pensar nele com um a estrutura vertical.
Já como suporte das plantas, podemos usar escadas, placas que contêm vasos acoplados e até alternativas como garrafas de plástico.
4. Tome os devidos cuidados com o jardim de inverno
Obviamente, depois de decorar e deixar o jardim de inverno com a sua cara, é fundamental a manutenção dele. Lembre-se de sempre posicionar as plantas de forma que recebam luz natural. Além disso, tome os seguintes cuidados:
- Preste atenção nas regas e na adubação;
- Aplique sempre os fungicidas recomendados;
- Recolha com frequência as folhas mortas, deixando sempre o jardim com uma aparência fresca;
- Procure deixar itens de madeira e portas de vidro bem limpos.
5. Defina uma utilização
Para deixar seu jardim ainda mais personalizado, procure dar uma função para a área. Ele pode ser um local para leitura, para meditação e até para ouvir música. Se o tamanho permitir, você pode colocar uma pequena mesinha e algumas cadeiras, transformando o espaço em um lugar a mais para receber amigos para um chá, por exemplo.
Mas tenha bom senso: jardins devem ser sempre lugares mais calmos e com uma decoração mais enxuta. Não coloque objetos demais dentro dele, fazendo perder as características de um jardim de inverno.
6. Aproveite a casa
Uma ideia muito bonita e funcional é aproveitar o que a área da casa já tem. Se sua área externa possui uma árvore ou plantas no muro, você pode fazer o jardim ao redor delas, incrementado com pedras, vasos e até podendo fazer — se a casa permitir — um pequeno lago em volta, ou um filete de água cercado de pequenas pedras.
Como vimos aqui, não é difícil montar e manter seu jardim de inverno, além de deixá-lo com a sua cara. Se você gostou dessas dicas, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essas.
oi, achei tão lindo essas plantinhas da foto que gostaria de saber o nome delas se fosse possivel.
bom dia,, eu tambem gostaria de saber o nomes dessas plantas
Olá, gostei da Palmeira, por favor qual o nome?