Dicas de Decoração

Planejamento de jardim: 5 dicas de como fazer o seu

Escrito por quintadellarte

Para muitas pessoas, o jardim é o ambiente favorito da casa. Só que ainda existem muitas dúvidas que fazem com que as pessoas não invistam neste projeto. Porém não é tão difícil assim! Com o planejamento de jardim certo, é possível aproveitar o espaço que se tem para montar um ambiente lindo e aconchegante.

Quer tal saber mais sobre o assunto? Confira as nossas dicas e comece já a fazer o seu!

Mapeando desejos e necessidades

O primeiro passo é seu. Pegue papel e caneta. Pense em tudo o que você sempre quis e anote cada ideia. Pode ser um chafariz, um pequeno herbanário ou flores perenes. Some a isso quais as suas necessidades, entre facilidade de acesso e cuidado, ambiente amigável para pets ou para as crianças.

A partir destas informações, vai ficar muito mais fácil fazer um planejamento de jardim adequado à sua realidade!

Escolha do espaço

Não importa se você mora em casa ou apartamento, nem se o jardim será interno ou externo. Existem soluções para cada um desses espaços. O fundamental é fazer uma escolha que permita a você e à sua família desfrutar do espaço.

Lembre-se de que aqui é uma via de mão dupla: a escolha do espaço vai impactar na escolha das plantas e vice-versa. É preciso levar em consideração algumas necessidades fundamentais para o planejamento de jardim. São elas:

Água 

Mesmo que seja um jardim de suculentas, é preciso molhá-las de vez em quando. O importante aqui é lembrar que o ambiente escolhido precisa estar acessível para a rega e, no caso de ambientes internos, os cuidados com o piso para não danificá-lo.

Luminosidade

Plantas precisam de luz, mesmo que em quantidades diferentes. São fundamentais para o processo de fotossíntese. Por isso, escolha um ambiente de acordo com a(s) variedade(s) eleita(s).

Temperatura 

É o mesmo da luminosidade. Cada planta se adapta melhor a uma faixa de temperatura. Ficar embaixo do sol do meio-dia pode levar algumas plantas a não resistirem.

Interação da casa com o jardim

Existem vários estilos de jardim (tropical, oriental, francês, inglês) para se inspirar. Mas, para que a concretização fique a contento, não deixe de levar em consideração a decoração, o próprio estilo da casa e o seu gosto.

Mas não pense que estas são regras estáticas. Com um pouco de imaginação, é possível mesclar diferentes ideias para criar um ambiente único, só seu, e de muito bom gosto.

Escolha das plantas

Use as redes sociais, blogs e sites para entender um pouco mais sobre variedades, estilos e cuidados para cada planta. Por exemplo: existem petúnias perfeitas para sacadas, cujas flores e folhas caem em cascata, bem como aquelas perfeitas para vasos e canteiros.

Vale relembrar aqui o que já falamos: o espaço afeta diretamente nessa escolha!

Escolha da decoração

E como um jardim nunca é feito apenas de plantas, não se esqueça desse item na hora de fazer o seu planejamento de jardim. Pense em como torná-lo mais atraente e em como serão feitos os caminhos, o chão, quais os vasos e elementos decorativos.

São muitas as possibilidades! É possível ter um chafariz que ajuda a atrair os pássaros, uma escultura que remeta aos jardins japoneses ou vasos decorativos, além de luminárias e postes que deem um charme a mais para o ambiente à noite. Enfim, sua imaginação é o limite para um planejamento de jardim dos sonhos!

Que tal ajudar outros amigos e familiares a também planejar este importante ambiente da casa? Para isso, compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This