Dicas de Decoração

Reforma de jardim: 4 itens para fazer uma transformação

Escrito por quintadellarte

Quando estamos decorando a nossa casa, nos preocupamos tanto com os ambientes internos que acabamos deixando a reforma de jardim de lado. 

Com um pouco de dedicação extra, no entanto, é possível remodelar o seu quintal — para que, assim, ele também faça parte do projeto de decoração do seu lar.

Além de um espaço de descanso e relaxamento, quando preparados para receber pessoas, os jardins também podem ser ótimos espaços de convivência.

E você, está pensando em remodelar o seu jardim? Continue lendo para descobrir 5 dicas que podem ajudar!

1. Acabamentos

Para quem busca decorar seu jardim com personalidade, pequenos investimentos em acabamentos diferentes podem ser ideais. 

Trabalhe com o contraste de cores — tanto dos muros quanto dos objetos. Muitas vezes já temos em casa vários objetos que podem ser aproveitadas (tudo que eles precisam é de uma boa cobertura de tinta).

Para complementar a decoração, vale investir em porcelanatos, além de acabamentos em madeira ou tijolos, conferindo um charme rústico ao seu espaço.

Você pode também trabalhar a pavimentação com materiais como pedras e areia que, além de conferirem um diferencial ao seu espaço, não exigem muita manutenção, —facilitando, assim, o seu trabalho ao cuidar do jardim.

2. Fontes

Um chafariz é uma excelente opção para complementar o clima de natureza de um jardim. Hoje, é possível encontrar modelos dos mais diferentes estilos — do clássico ao moderno!

Uma fonte de água trará charme e vida ao seu ambiente, criando uma sensação de refrescância nos dias de calor e, até mesmo, atraindo pequenos animais (como pássaros). 

3. Iluminação

Às vezes pensamos no jardim como um ambiente que será aproveitado somente de dia, enquanto podemos usufruir da luz solar. Contudo, um pouco de investimento em iluminação poderá transformar o seu quintal em um espaço excelente para desfrutar das noites quentes de verão.

Dessa maneira, sua reforma de jardim irá permitir que você esteja ainda mais presente nesse pedaço de sua casa. 

Luminárias de fio, arandelas e até mesmo luzinhas de natal podem ser usadas no seu projeto de iluminação externa. E para trazer um clima praiano e receber os amigos de forma divertida, você pode investir em tochas ou velas, por exemplo.

Outra ideia interessante é trazer focos de luz para os ornamentos e plantas que você mais gosta, chamando atenção para os detalhes e evidenciando os objetos mais bonitos. 

4. Vasos e cachepôs

Vasos e cachepôs trabalhados são a alternativa ideal para arrematar a sua decoração e embelezar ainda mais as suas plantas.

Abuse da criatividade: além das opções tradicionais, você pode também encontrar objetos inusitados para utilizar. Um regador antigo pode se tornar um ótimo vaso para pequenas flores, por exemplo.

Lembre-se de buscar por plantas que sejam de fácil manutenção, para que você não tenha tanto trabalho. 

Outra boa ideia é pendurar vasos menores em árvores maiores, para um toque delicado (essa prática é conhecida como jardim vertical). Trabalhe fazendo composições com cores e materiais diferentes — isso pode conferir texturas interessantes para seu quintal.

Com um pouco de criatividade e planejamento, é possível aproveitar bastante a reforma de jardim e tornar este um espaço de convivência agradável para se estar com a família e com os amigos!

Tem alguma outra dica interessante? Deixe um comentário contando para a gente!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This