Dicas de Decoração

Guia rápido de plantas para jardins verticais

Escrito por quintadellarte

O cultivo de um jardim vertical ajuda no bem-estar dos moradores, purifica e umidifica o ar e embeleza o ambiente.

Graças à estrutura em que os vasos são depositados, é possível criar uma área verde até dentro de casa. Entretanto, justamente por isso, são necessários alguns cuidados na hora de escolher as plantas para jardins verticais. 

Quer construir um espaço verde na sua casa? Continue a leitura e aprenda quais espécies cultivar e como manter um jardim vertical perfeito para o seu lar!

Quais as características do jardim vertical?

Jardins verticais ficam ótimos em salas de jantar ou de estar. Na cozinha, são perfeitos para plantar hortaliças e oferecer temperos frescos para as refeições.

Também combinam com ambientes externos — como varandas, quintais, janelas e moldura de portas.

A ideia principal desse tipo de jardim se resume em colocar diversas espécies distintas de plantas em um suporte vertical. Esse suporte, por sua vez, pode ser fixado em paredes, colunas e bancadas, por exemplo.

É justamente essa flexibilidade que permite a criação do jardim em qualquer área comum da casa. Entretanto, por não ter o solo como uma base, as plantas do seu jardim vertical devem ser capazes de sobreviver a adversidades.

Posso usar qualquer espécie nele?

Como geralmente são cultivadas em vasos, as plantas não podem desenvolver raízes grandes, já que não possuem muito espaço para crescer. Elas podem acabar danificando a estrutura na qual estão fixadas.

Espécies de porte grande também não são recomendadas, pois o peso dessas plantas pode avariar igualmente a estrutura. A incidência de ventos e luz solar no ambiente também pode ser um impeditivo para certas espécies também.

Portanto, antes de escolher quais plantas colocar em seu jardim vertical, é preciso planejar onde ele será construído — e quais condições ambientais a planta precisará enfrentar. 

Quais plantas para jardins verticais escolher?

Para saber qual planta utilizar em seu jardim vertical, você pode seguir as seguintes dicas:

  • de forma geral, as espécies do seu jardim devem ser preferencialmente perenes, para evitar muita demanda por manutenção;
  • escolha plantas com folhagens pendentes ou semipendentes, de modo que seu jardim fique bem fechado e esconda sua estrutura;
  • espécies epífitas ou rupícolas ​resistem bem a situações adversas, e também podem ser uma ótima opção;
  • pense, ainda, na frequência com que a planta será regada e na disponibilidade de água do local. Uma boa ideia é evitar plantas que necessitem de muita água;
  • o cômodo onde o jardim será instalado é outro fator a ser analisado. Ele dará acesso a muita ou pouca luz? Para ambientes com bastante incidência de sol, você pode escolher colar-de-pérolas, flor-canhota, hera-inglesa, jiboia ou aspargo;
  • para ambientes com pouco sol, as melhores opções são samambaia, antúrio, véu-de-noiva, liríope, flor-de-maio, rabo-de-gato e babosa-de-pau.

Grande parte do custo do seu jardim vertical certamente virá da compra das plantas. Portanto, escolha sabiamente quais espécies cultivar e leve sempre em consideração o ambiente em que serão colocadas.

Agora que você já sabe a que se atentar na hora de escolher plantas para jardins verticais, que tal aprender novas dicas de decoração e jardinagem?

Siga a gente no Facebook e no Twitter e confira nosso canal no YouTube!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This