Dicas de Decoração

As 5 melhores práticas para fidelização de clientes de arquitetura

Escrito por quintadellarte

Para se manter ativo no mercado de arquitetura e decoração diante da acirrada concorrência é fundamental conquistar novos clientes. Uma excelente maneira de alcançar esse objetivo é fidelizar os clientes que já existem e assim conseguir boas indicações por meio deles.

Além disso, é muito importante manter os clientes fidelizados, pois eles costumam voltar a fechar novos trabalhos com os profissionais em que confiam.

Pensando nisso, listamos as 5 melhores práticas para fidelização de clientes de arquitetura. Continue a leitura e comece agora mesmo a aplicar nossas dicas!

1. Mantenha contato frequente com os clientes

Uma das melhores estratégias para manter clientes fidelizados é desenvolver um relacionamento mais próximo e frequente com eles. Essa prática pode ser feita por meio de um bom cadastro de clientes que sinalize datas importantes, como o dia do aniversário.

É de muito bom gosto, e certamente surtirá resultados positivos, enviar um cartão ou um e-mail no dia do aniversário dos clientes. Se for possível, separe algum tempo do dia para ligar pessoalmente e felicitá-los. Esse diferencial no atendimento certamente irá cativá-los e mantê-los por perto, fazendo com que se lembrem do arquiteto em primeiro lugar, sempre que precisarem.

2. Aposte nas redes sociais

Uma ferramenta extremamente útil para estreitar ainda mais os laços com os clientes e se fazer lembrar são as redes sociais.

Por esse canal é possível promover as ações do escritório, fornecer conteúdo relevante e de interesse do público-alvo, divulgar promoções e, assim, manter contato direto com os clientes já existentes e com aqueles que simpatizam com o negócio e posam vir a fechar contratos no futuro.

Devido à importância que as redes sociais ganharam, é preciso estar atento ao conteúdo postado de forma que seja atrativo e de qualidade e sempre reflita os valores e a missão da empresa.

3. Desenvolva um projeto bem planejado

Outra estratégia para fidelização de clientes é desenvolver um projeto bem planejado que atenda e satisfaça plenamente as necessidades dos clientes.

Um planejamento bem feito oferece aos clientes boas formas de pagamento, assim como preços competitivos e prazos satisfatórios para a entrega do trabalho pronto. Todos esses aspectos fazem parte de um projeto bem elaborado e contribuem para a boa reputação do arquiteto, o que aumenta as chances de indicações futuras.

4. Ofereça um serviço de qualidade

Os aspectos já mencionados estão diretamente ligados à prestação de um serviço de qualidade, que privilegia o bom atendimento do início ao fim, assim como uma execução impecável do que foi estabelecido entre as partes.

Uma questão que precisa ser considerada na prestação dos serviços diz respeito à postura do arquiteto em solucionar eventuais problemas que venham a surgir. É muito comum que em situações inesperadas os profissionais se esquivem dos clientes, evitando contato direto. Caso algo dessa natureza aconteça, é recomendado que o arquiteto não só assuma a responsabilidade como tome as rédeas para resolver a questão. Essa postura pró-ativa certamente será valorizada pelos clientes e demonstrará segurança e maturidade profissional.

5. Considere e valorize a opinião dos clientes

Por fim, mas não menos importante, é imprescindível considerar e valorizar a opinião dos clientes. Para tanto, é preciso saber ouvir com paciência os desejos e necessidades de cada um e tentar ajustar esses anseios à realidade do projeto.

Evite reproduzir o mesmo projeto para clientes diferentes, pois, por mais parecidos que sejam, cada um terá demandas e circunstâncias específicas. Isso sem contar que, quanto mais personalizados forem os projetos de arquitetura desenvolvidos, mais qualificado será o portfólio do profissional.

Agora que você já sabe as 5 melhores práticas para fidelização de clientes de arquitetura, continue a leitura e descubra mais dicas de marketing para arquitetos!

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quintadellarte

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