Dicas de Decoração

Chafariz: conheça os estilos e os ambientes ideias para colocá-los

Escrito por quintadellarte

O barulho de água traz tranquilidade e esculturas são peças focais fundamentais para qualquer ambiente de bom gosto. É por isso que o chafariz é um artigo decorativo altamente desejável para compor áreas externas ou internas.

Para que você possa saber qual é a melhor opção para tornar o seu ambiente ainda mais charmoso e elegante, preparamos este post falando sobre estilos, materiais e combinações. Leia e descubra como escolher o chafariz dos sonhos!

Os estilos de chafariz

Quando pensamos em um chafariz, lembramos da sua principal função: circulação da água. Se levarmos isso em consideração para classificar essa peça, podemos fazer uma divisão em 4 grupos:

1. Alta pressão

A água sai em fortes jatos, atingindo grandes alturas ou amplas áreas. São muito usados em parques e jardins públicos e, em alguns casos, se tornam verdadeiros pontos turísticos. Com a tecnologia, o chafariz de alta pressão também pode ter jatos direcionáveis e com luz, criando espetáculos visuais memoráveis.

2. Baixa pressão

A água jorra como uma cascata para um lago na parte inferior da peça. Esse tipo de chafariz pode incluir plantas aquáticas e peixes.

3. Sem lago

A água para um recipiente escondido, sem lagos.

4. De parede

Feitos especificamente para a fixação em muros ou paredes, como quadros (pendurados) ou nichos (embutidos). Uma ótima opção para jardins verticais.

Já no que diz respeito ao design, os chafarizes podem variar de acordo com o estilo. Há quem opte pelo design oriental, seja no estilo minimalista ou com símbolos (flor de lótus, buda).

Para quem aprecia o estilo europeu clássico, a opção mais indicada pode ser de esculturas greco-romanas ou de cascatas italianas e francesas, com pratos em diferentes alturas.

Quem opta pelos traços fortes e modernos, pode apostar em peças de linhas retas. E há ainda quem prefira peças rústicas, como se o chafariz pertencesse a uma fazenda colonial.

Os melhores ambientes para cada estilo

Prevalece o bom senso como principal fator para a escolha do chafariz perfeito. Modelos de alta pressão, por exemplo, costumam ser uma escolha mais correta para áreas externas, até mesmo para evitar respingos e umidade excessiva no interior da propriedade. Peças grandes funcionam melhor em espaços amplos. Se o jardim é pequeno, escolha uma pequena joia.

Já no que diz respeito ao design, pense no chafariz como peça de integração. Se no seu jardim já existe um ar francês provençal, continue no mesmo estilo ao adquirir um chafariz. Uma cascata de bambu, por exemplo, pode causar uma quebra indesejável de estilo.

Os materiais e a conservação

Já falamos de estilo e design, mas falta ainda abordar um ponto muito importante na hora de escolher o chafariz perfeito para cada ambiente: o material.

As opções são muitas: em pedra rústica (seixos e pedras de rio), cortada (São Thomé) ou esculpida (mármore); em cimento ou concreto; em metal; em bambu… Vale lembrar que muitas dessas opções de materiais já ajudam a estabelecer o estilo e o design da peça. Fontes clássicas européias não costumam ser de bambu, assim como os chafarizes de estilo rústico não costumam ter ninfas e anjos em mármore entalhado.

É importante lembrar que cada tipo de fonte requer cuidados específicos, seja para limpar ou garantir o pleno funcionamento — algumas empresas oferecem serviço de manutenção. É preciso estar atento ao nível da água e à sua qualidade, fora os cuidados com tubulação e com a bomba.

Agora que você já sabe quais os estilos de chafariz para cada ambiente, aproveite para conhecer outras maneiras de deixar sua área de lazer mais confortável. Afinal, conforto é base fundamental para a felicidade!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This