Dicas de Decoração

Decoração de ambiente externos: como combinar com o jardim?

Escrito por quintadellarte

Pensar em plantas e demais elementos para compor o jardim é fundamental. No entanto, muitas vezes esse espaço é pensado de forma individualizada, sem considerar a decoração de ambiente externos.

Esse tipo de negligência acaba criando uma desarmonia entre a casa e o jardim. Para evitar isso, é preciso considerar os móveis das varanda e as paredes da área externa em sintonia com as plantas do jardim, por exemplo.

Quer saber mais? Então confira agora 4 maneiras de combinar a área externa com o jardim:

1. Coloque chafariz e estátuas de jardim em sintonia com os móveis da varanda

Chafarizes e estátuas são ótimos para ornamentar um jardim e trazer tranquilidade para uma residência. Os chafarizes, em especial, trazem um som agradável da água que torna o espaço ainda mais aconchegante. No entanto, essas estruturas devem combinar com o que está a sua volta.

Recomenda-se que chafariz e estátuas de jardim entrem em sintonia com os móveis da varanda. Se algum desses objetos tiver detalhes em metal, o ideal é usar chafarizes e estátuas de ferro fundido.

Por outro lado, se os móveis forem mais sóbrios e em tons claros, o ideal é utilizar chafarizes e estátuas confeccionados em pó de mármore. Já para móveis rústicos, prefira esculturas e estátuas clássicas.

2. Utilize tijolos aparentes

As paredes da área externa também  devem devem estar sintonizadas com o jardim. Uma dica infalível são os tijolo aparentes, típicos da decoração industrial.

Por conta do cor de terra e amadeirada que os tijolos aparentes revelam, o verde das plantas do jardim se destacam em grande harmonia.

3. Escolha pedras que fazem conexão com o jardim

Uma das decorações mais clássicas para jardins e ambientes externos é a utilização de pedras. Elas servem para criar canteiros com flores e até caminhos que conectam a casa à área do externa.

Para combinar, utilize o mesmo tipo de pedra que faz o revestimento da área externa da casa com o canteiro do jardim. Assim, haverá uma ideia de integração entre os ambientes.

4. Defina as plantas de acordo com a decoração de ambiente externos

As plantas e a decoração da área externa precisam ser bastante alinhadas. Se você tem uma casa mais clean, por exemplo, pode contrastar com um jardim tropical. As palmeiras e samambaias são ótimas para criar esse efeito.

Mas se você prefere uma decoração de área externa mais rústica, aposte em cactus. Essa planta é de fácil manutenção e dá um toque exótico ao ambiente, mas sem perder a elegância.

Se a sua decoração for oriental, invista em bambus, juníperos e azaleias. Você pode, por exemplo, fazer uma cerca de bambu para ligar o jardim à casa.

Essas foram algumas sugestões para decoração de ambiente externos. Se você optar por estátuas no jardim, é importante se ater à manutenção correta desses objetos. Lembre-se que mármore, pedra e ferro exigem cuidados diferentes! 

E aí, está pensando em integrar a sua cozinha com a área do jardim? Então veja como fazer a decoração da cozinha ao ar livre!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This