Jardim e Paisagismo

Entenda como criar um Jardim de Primavera

Escrito por quintadellarte

Estamos sempre tentando melhorar e modernizar a decoração de nossas casas, em todas as áreas que ela possui. Com a chegada do calor, é muito grande o interesse pela criação de um jardim de primavera.

Muitas pessoas que nunca se aventuraram a montar um jardim de primavera podem ficar receosas, achando que será muito trabalhoso ou que será necessário dispor de uma área muito grande para se ter um jardim bonito e bem conservado.

Mas mostraremos neste post que, com um pouco de paciência e pesquisa, além de uma manutenção básica, é possível e fácil ter um belo jardim em praticamente qualquer casa.

Preparação do terreno

A primeira ação que você deve fazer é delimitar e conhecer o terreno onde pretende colocar seu jardim. Existem vários tipos de terra, e é necessário saber qual será a melhor para o tipo de planta que se pretende usar.

É muito comum o solo arenoso, muito poroso e permeável. O argiloso, por sua vez, é mais duro e retém muita umidade, sendo indicado para plantas que necessitam de mais água constantemente. Um tipo muito comum, principalmente na região sudeste, é a terra roxa. Ela é indicada por ser muito fértil e de fácil manutenção. Já a terra preta é considerada o melhor tipo de terreno para o jardim, pois é rica em húmus e nutrientes.

Reconhecido o terreno, é hora de delimitar. Escolha um local que receba luz do sol em boa parte do dia e que esteja ao fácil alcance de uma fonte de água para irrigação. Sendo um jardim pequeno, você pode cercá-lo até com uma mangueira. Não se esqueça de cortar e aparar toda a grama e erva daninha ao redor.

Flores e plantas indicadas

Antes de escolher plantas e flores para seu jardim, tenha em mente que tipo de cor e decoração você quer nele. Além disso, existem milhares de espécimes disponíveis, e eles têm necessidades diferentes de adubação, água e exposição à luz do sol.

Para facilitar seu trabalho, escolha arbustos pequenos que florescem o ano todo, como o camarão-amarelo e as lantanas. As herbáceas também são ótimas opções. Elas geralmente vêm em mudas e podem ser colocadas nos canteiros e bordas, dando um tom de acabamento. Algumas indicadas são: begônia, amor-perfeito, flor-de-mel e petúnia.

Caso você não tenha muito tempo para cuidar de seu jardim, algumas espécies recomendadas são: aglaonema, babosa de pau, bonsai e bromélia. Elas não necessitam de água constantemente.

Manutenção

Existem alguns cuidados básicos que devem ser observados no seu jardim de primavera. Ao regá-lo, coloque seus dedos na terra e veja se ela está seca ou com água demais, pois o excesso pode apodrecer o caule de algumas plantas.

Procure adubar o local uma vez por mês. Sempre apare as plantas para um crescimento saudável e observe se o jardim tem plantas invasoras, que podem roubar nutrientes das demais. O surgimento de pragas e doenças é maior em tempos de altas temperaturas e umidade, portanto, fique atento para não perder suas plantas nesse período.

Viu que não é difícil ter o seu jardim de primavera? Basta ser cuidadoso e respeitar as necessidades de cada planta e flor. Se gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This