Dicas de Decoração

Fontes para jardins: 5 coisas para levar em consideração na hora de escolher

Escrito por quintadellarte

Clássicas, as fontes para jardins são capazes de dar um toque de sofisticação a qualquer ambiente. Além disso, o som da água torna o lar mais tranquilo, sereno e aconchegante. 

Engana-se quem acredita que é necessário ter uma grande área externa para instalar as fontes. Hoje, existem modelos com menos de um metro de altura, ideais para incrementar um cantinho especial da sua casa. 

Ficou interessado no assunto? Então confira agora tudo o que você precisa saber antes de escolher a fonte para o seu jardim:

1. Escolha o modelo de acordo com a decoração da sua casa 

Antes de escolher a sua fonte, é muito importante levar em consideração o estilo de decoração do ambiente externo da sua casa. Uma fonte de parede feita com pedras, por exemplo, poderia cair muito bem em um lar com temática étnica. 

Já as fontes em formatos diferenciados — como as que ficam em cima de bicicletas vintage, por exemplo — são ótimas opções para estilos de decoração jovens e modernos. Vale ressaltar que as cores também devem estar em harmonia com o ambiente. 

A seguir, separamos alguns dos modelos mais comuns. Veja!

  • fonte de água na parede: ideal para espaços pequenos onde já existem jardins verticais;
  • fonte de água em vasos: excelente para colocar em meio a vasos com plantas e flores;
  • fonte de água que imita cachoeira: exuberantes, são ótimas para quem deseja criar um ambiente sofisticado e chamativo;
  • fonte de água de pedras: são modelos clássicos que caem bem em qualquer ambiente;
  • fonte de água em tronco de árvore: boas opções para ambientes rústicos e vintage;
  • fonte do tipo chafariz: clássico, esse modelo é uma excelente opção para quem tem muito espaço disponível no jardim e deseja dar destaque às fontes.

Atenção: o tamanho escolhido também deve ser proporcional ao seu jardim. Uma fonte de água que caia em vasos discretos, por exemplo, pode não ser a melhor opção para áreas externas muito amplas. 

2. Considere a instalação de iluminação própria 

Uma das formas de tornar a decoração ainda mais sofisticada é investindo em uma iluminação própria para a fonte. Antes de optar pelo modelo ideal, portanto, estude essa possibilidade.

Isso ocorre porque, dependendo da luz inserida, já será possível criar o efeito desejado. Um tom amarelado, por exemplo, tem o poder de criar um ambiente intimista. Já um jogo de luz colorido é excelente para espaços modernos. 

3. Não se esqueça da importância das bombas

A bomba é a responsável pela potência com que a água cairá da sua fonte. Portanto, fazer a escolha certa é fundamental para criar o efeito de acordo com as suas preferências pessoais.

Tenha em mente que, quanto maior a vazão de água, maior deverá ser a eficiência da bomba. Por isso, consulte em lojas especializadas as melhores opções para o seu caso. Lembre-se que fontes com pouca incidência de água são ideais para ambientes tranquilos e aconchegantes. 

4. Considere a opção de fontes para jardins com esculturas

As esculturas são excelentes objetos para compor decorações clássicas. Atualmente, existem diversos modelos de fontes para jardins que contam com estátuas. Há duendes, crianças, santos, cachorros, sapos, deuses e muito mais. 

5. Esteja atento à nivelação do solo 

Escolhido o modelo ideal, a definição do lugar em que a fonte ficará também merece atenção especial. Escolha um canto onde o solo seja nivelado e limpo e certifique-se de que haja tomadas de energia próximas ao local de instalação. 

Seja qual for a fonte que você escolheu, o mais importante é adquiri-la em lojas especializadas e com boa reputação no mercado. Atualmente, a internet tem boas empresas que vendem produtos de qualidade. 

Agora que você já sabe tudo sobre fontes para jardins, amplie os seus conhecimentos em decoração e veja como as imagens de santos podem trazer elegância ao ambiente!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This