Jardim e Paisagismo

Ipê de jardim: posso ter esse tipo de árvore na minha casa?

Escrito por quintadellarte

O florescimento dos ipês (do gênero Handroanthus) é um dos maiores espetáculos que a natureza pode proporcionar.  

Essa árvore é amplamente utilizada na arborização das cidades brasileiras, possibilitando que encontre frequentemente tamanha beleza pelas ruas. 

Muitos desejam ter essa árvore florescendo no jardim, mas não sabem como cultivá-la em espaços pequenos. 

Pensando nisso, separamos esse artigo para falar sobre os ipês de jardim, familiar próximo dos Handroanthus, que são uma ótima opção para embelezar o seu quintal. Continue a leitura e fique ligado! 

O que é um ipê de jardim? 

O Ipê de Jardim, do gênero Tecoma Stans, é um arbusto nativo do continente americano, pertencente à família Bignoniaceae. Trata-se de uma arvoreta perene, bastante ramificada e que pode alcançar até 6 metros de altura. 

Ela tem folhas verdes brilhantes e com bordas serrilhadas. É comum em climas tropicais, mas caduca em ambientes mais frios. 

Os ipês de jardim têm flores amarelas, tubulares e brilhantes, parecidas com as do ipê-amarelo. No Brasil, normalmente surgem na primavera-verão, podendo perdurar até o início do outono e serem visitadas por beija-flores. 

Os frutos desse arbusto são cápsulas glabras, compridas e que contém muitas sementes.  

Essas arvoretas podem ser utilizadas na decoração de ambientes externos isoladas no gramado, em conjuntos formando fileiras ou na arborização de espaços urbanos. 

É possível ter esse tipo de árvore em casa?

Sim, os ipês de jardins podem ser cultivados no jardim da sua casa! Normalmente, são disseminadas por sementes, que são retiradas da própria árvore.  

Para ajudá-lo nesse processo, separamos algumas dicas que são necessárias durante o cultivo dos ipês de jardim. Saiba: 

Onde comprar 

Você pode encontrar mudas e sementes de Tecoma Stans em armazéns de floricultura especializadas em árvores, tanto em lojas físicas quanto na internet. 

Elas são entregues prontas para o plantio, para diversos lugares do Brasil. Procure sites ou lojas na sua cidade e adquira o seu ipê! 

Clima e luz ideais 

Trata-se de uma árvore nativa e perene, isto é, ela se adapta a diferentes regiões brasileiras e é muito duradoura. 

Dessa forma, para o seu plantio, coloque o vaso em um ambiente que receba luz natural indireta. Suas sementes germinam em torno de 2 a 14 dias se forem colocadas em um local com temperatura de 20ºC. 

Adubação 

A fim de garantir maiores floradas, adube o seu ipê de jardim duas vezes ao ano, a primeira perto do fim do inverno, com farinha de osso e adubo orgânico e a segunda durante o verão, com adubo químico. 

Aplique esses componentes na projeção da copa, com bastante cuidado para não aplicar no caule do arbusto. 

Local de plantio 

O primeiro plantio do ipê pode ser feito em um vaso pequeno, com uma mistura de musgo de turfa. É ideal que seja feito durante a primavera ou verão. 

Após a planta crescer um pouco, replante em um vaso maior, para que continue a germinar. Quando ela atingir 31 centímetros, é necessário transplanta-la para um espaço ao ar livre. 

As sementes de Tecoma Stans germinam sem dificuldades em solos arenosos. Então, você pode plantá-la direto no solo, sem precisar de umidade durante a germinação. 

Por fim, lembre-se: é preciso ter alguns cuidados com esse tipo de árvore, então escolha com calma. 

Elas precisam de espaço, rega moderada e contato com a luz natural para que a muda se desenvolva bem. Não deixe de considerar essas questões! 

Portanto, agora você conhece os ipês de jardim, como ter essa planta em casa e os cuidados necessários para mantê-la saudável. E aí, achou interessante o nosso post? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de diversas novidades sobre decoração de jardins!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This