O jardim com seixos, também chamadas de pedras decorativas, são fragmentos de rocha ou mineral que têm granulometria maior do que a areia. Essa é uma das maneiras mais simples de dividir e organizar espaços, além de incrementar a decoração da área verde devido ao seu tamanho, que não costuma passar de alguns centímetros.
Essas pedras também são fundamentais para ajudar na drenagem da água, evitando que ela acumule no local. Quer entender melhor sobre os jardins com seixos? Continue a leitura do artigo. Vamos lá?
Quais as vantagens do jardim com seixos?
Além de facilitar a drenagem da água, os seixos também ajudam a demarcar as passagens e áreas de circulação no jardim. Outro benefício é o fato dessas pedras terem um papel de regular a temperatura ambiente. Mas, o melhor de tudo, é que esse item requer pouca manutenção e pode deixar o seu imóvel mais valorizado.
O que considerar na hora de montar o jardim com seixos?
Na hora de montar um jardim com seixos é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. Confira a seguir!
Prepare bem o jardim
Antes de colocar os seixos no jardim, é fundamental medir o espaço da área de decoração e drenar o local de forma adequada. Além disso, não se esqueça que a base utilizada para ser coberta com as pedras deve ser feita de areia, solo, asfalto ou grama.
Escolha os seixos
Diferentes tipos de seixos podem ser incluídos na decoração do seu jardim. Entre eles:
- seixo natural — também chamado de seixo de rio, ele é uma pedra extraída da natureza. Isso permite que cada item tenha um formato único, deixando sua área verde mais natural;
- seixo rolado — ele tem uma superfície lisa e um formato arredondado. Isso significa que é possível obtê-lo tanto pela extração no rio quanto de forma artificial, por meio de máquinas;
- seixo telado — esse tipo de seixo é vendido em lojas e já vem com as telas por trás das pedras. Dessa forma, poderá instalar esse item em qualquer lugar do seu jardim.
Defina as cores
Outra dica importante na hora de montar o seu jardim com seixos é escolher as cores das pedras. Você pode optar pelas cores brancas, que remetem a um local mais sofisticado ou, se preferir, também pode escolher preto e cinza, para combinar com o ambiente mais moderno. Já os seixos marrons são ideais para destacar o estilo da sua decoração.
Busque inspirações
Buscar inspirações também é uma ótima opção para criar o seu jardim com seixos. Ou seja, você pode incorporar suas ideias com outros estilos já criados por outras pessoas. Dessa forma, conseguirá ter um ambiente moderno e com a sua cara.
Para cuidar do seu jardim com seixos, primeiramente, na hora de comprar as pedras, tente optar por aquelas que já fazem parte da região, pois as pedras locais costumam ser mais compatíveis com o clima e a vegetação do local que são encontradas.
Já as cores das pedras também devem ser escolhidas conforme a tonalidade do jardim, mas se preferir também poderá pintar algumas. Além disso, caso a sua área verde tenha algum declive ou irregularidade, poderá usar os seixos para amenizar esses pontos, deixando-os mais regulares. Assim, conseguirá manter o ambiente sempre bonito e intacto.
Gostou das dicas que elaboramos ao longo do artigo? Então, não deixe de conferir o próximo texto e entenda como criar um jardim de primavera!